O ENSINO RELIGIOSO EST? INSERIDO NA EDUCA??O BRASILEIRA DESDE A COLONIZA??O DO PA?S E SUA TRAJET?RIA, ASSIM COMO SUA PERMAN?NCIA ? AT? O PRESENTE MOMENTO MUITO POL?MICO. H? AUTORES QUE DEFENDEM A SUA PERMAN?NCIA E IMPORT?NCIA NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCA??O B?SICA E OUTROS QUE S?O VEEMENTEMENTE CONTRA. NESTE ESTUDO APRESENTAMOS A ?TICA DE DOIS AUTORES SOBRE A IMPORT?NCIA DAS MANIFESTA??ES RELIGIOSAS, SENDO UM NA ?TICA DOS SABERES CIENT?FICOS E O OUTRO DOS SABERES RELIGIOSOS. OS AUTORES S?O WILLIAM JAMES E S?RGIO JUNQUEIRA. NOSSO OBJETIVO FOI COMPREENDER AS LIGA??ES ENTRE ESSES DIFERENTES SABERES NA ?TICA DESSES AUTORES. A PESQUISA ? DE CUNHO QUALITATIVO E CAR?TER BIBLIOGR?FICO. COMO RESULTADO, EVIDENCIAMOS QUE AMBOS, APESAR DE APRESENTAREM ?TICAS DIFERENTES RECONHECEM O VALOR DA EXPERI?NCIA RELIGIOSA NA MUDAN?A DO COMPORTAMENTO HUMANO E NO DESENVOLVIMENTO DO ?EU INTERIOR?. CONTUDO, DEIXAM CLARO QUE OS VALORES GERADOS S?O INDIVIDUAIS E INDEPENDEM DO CREDO RELIGIOSO. LOGO, PODEMOS CONCLUIR QUE O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCA??O B?SICA, SEJA EM INSTITUI??O P?BLICA OU PRIVADA NECESSITA FOMENTAR NOS ESTUDANTES A CRITICIDADE, UMA POSTURA DIAL?GICA, DE ALTERIDADE, ONDE O PROSELITISMO N?O FLORES?A.