Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

QUIZ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA DE METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIA, METODOLOGIA, , TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76863
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 1532
    "titulo" => "QUIZ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA DE METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O USO DE METODOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR É UMA IMPORTANTE TEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL GERAL, POIS VEM SENDO DESENVOLVIDA EM DIVERSAS ÁREAS. NA ÁREA DO ENSINO DO ENSINO, ESSA REALIDADE NÃO É MUITO DIFERENTE, POIS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, PROMOVER NOVAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, AVALIAR O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, É NECESSÁRIO TAMBÉM AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO ABORDADO, DESENVOLVER O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO E VERIFICAR A EFICÁCIA DELE NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA E TEM COMO BASE A EXPERIENCIA DA APLICAÇÃO DE UM QUIZ COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE 8º ANO, NA FINALIDADE DE COLHER INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA APLICAÇÃO DO QUIZ DE UM APLICATIVO DIGITAL CHAMADO KAHOOT! OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO QUESTIONÁRIO REVELARAM QUE COM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E A VALORIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS O APLICATIVO FOI AVALIADO PELOS ALUNOS COMO UM POTENCIAL INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS APRESENTADOS EM MAIS DE 80% DOS ESTUDANTES DA TURMA, REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS MAIS ATIVAS. ASSIM SE CONCLUI DE MANEIRA GERAL, QUE INCENTIVAR E INVESTIR EM METODOLOGIAS DIFERENTES DAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PODE TRAZER RESULTADOS EXTREMAMENTE GRATIFICANTES AOS ESTUDANTES E ASSIM DESENVOLVER CADA VEZ MAIS SUAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, METODOLOGIA,, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1532_23082021163020.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MOAB"
    "autor_email" => "josemoab77@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN CAMPUS MACAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76863
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 1532
    "titulo" => "QUIZ NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA DE METODOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O USO DE METODOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR É UMA IMPORTANTE TEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL GERAL, POIS VEM SENDO DESENVOLVIDA EM DIVERSAS ÁREAS. NA ÁREA DO ENSINO DO ENSINO, ESSA REALIDADE NÃO É MUITO DIFERENTE, POIS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, PROMOVER NOVAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, AVALIAR O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, É NECESSÁRIO TAMBÉM AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO ABORDADO, DESENVOLVER O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO E VERIFICAR A EFICÁCIA DELE NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA E TEM COMO BASE A EXPERIENCIA DA APLICAÇÃO DE UM QUIZ COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE 8º ANO, NA FINALIDADE DE COLHER INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA APLICAÇÃO DO QUIZ DE UM APLICATIVO DIGITAL CHAMADO KAHOOT! OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO QUESTIONÁRIO REVELARAM QUE COM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E A VALORIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS O APLICATIVO FOI AVALIADO PELOS ALUNOS COMO UM POTENCIAL INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS APRESENTADOS EM MAIS DE 80% DOS ESTUDANTES DA TURMA, REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS MAIS ATIVAS. ASSIM SE CONCLUI DE MANEIRA GERAL, QUE INCENTIVAR E INVESTIR EM METODOLOGIAS DIFERENTES DAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PODE TRAZER RESULTADOS EXTREMAMENTE GRATIFICANTES AOS ESTUDANTES E ASSIM DESENVOLVER CADA VEZ MAIS SUAS HABILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, METODOLOGIA,, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1532_23082021163020.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MOAB"
    "autor_email" => "josemoab77@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN CAMPUS MACAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O USO DE METODOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR É UMA IMPORTANTE TEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL GERAL, POIS VEM SENDO DESENVOLVIDA EM DIVERSAS ÁREAS. NA ÁREA DO ENSINO DO ENSINO, ESSA REALIDADE NÃO É MUITO DIFERENTE, POIS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, PROMOVER NOVAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, AVALIAR O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, É NECESSÁRIO TAMBÉM AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO ABORDADO, DESENVOLVER O QUIZ COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO E VERIFICAR A EFICÁCIA DELE NA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA E TEM COMO BASE A EXPERIENCIA DA APLICAÇÃO DE UM QUIZ COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE 8º ANO, NA FINALIDADE DE COLHER INFORMAÇÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA APLICAÇÃO DO QUIZ DE UM APLICATIVO DIGITAL CHAMADO KAHOOT! OS RESULTADOS ENCONTRADOS NO QUESTIONÁRIO REVELARAM QUE COM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E A VALORIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS O APLICATIVO FOI AVALIADO PELOS ALUNOS COMO UM POTENCIAL INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO CONTEÚDO, VISTO QUE OS CONHECIMENTOS APRESENTADOS EM MAIS DE 80% DOS ESTUDANTES DA TURMA, REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR METODOLOGIAS MAIS ATIVAS. ASSIM SE CONCLUI DE MANEIRA GERAL, QUE INCENTIVAR E INVESTIR EM METODOLOGIAS DIFERENTES DAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PODE TRAZER RESULTADOS EXTREMAMENTE GRATIFICANTES AOS ESTUDANTES E ASSIM DESENVOLVER CADA VEZ MAIS SUAS HABILIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.