O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS É UM TEMA DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS É NESSE MOMENTO EM QUE A CRIANÇA INICIA O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ATUALMENTE EM NOSSO PAÍS, ESSE ENSINO TEM SIDO ESTUDO DE VÁRIAS PESQUISAS E DEBATES RELACIONADOS AO CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR AUTORES QUE TRABALHAM NESSA LINHA DE PESQUISA, BUSCANDO SANAR PROBLEMAS ENCONTRADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES DESSA ETAPA DA ESCOLARIZAÇÃO AINDA SÃO NOTÓRIAS QUANDO SE TRATA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PRINCIPALMENTE NA TEMÁTICA DE FÍSICA. ATRAVÉS DE PESQUISAS REALIZADAS EM TORNO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIVERSOS AUTORES CONSIDERAM RELEVANTE APOSTAR EM METODOLOGIAS QUE POSSIBILITEM A MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS EM ESTUDANTES E DOCENTES ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE BUSCAM CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DO CONHECIMENTO DISCENTE, COMO É O CASO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ESSE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM UMA TURMA DE PEDAGOGIA, NO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. COM ESSE RELATO, PRETENDEMOS IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, PROFESSORES EM FORMAÇÃO, ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS MESMOS REFERENTES A SUA PRÁTICA DE ENSINO DIANTE DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA, PRINCIPALMENTE COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS A FÍSICA PARA OS ANOS INICIAS. COMO RESULTADO PODEMOS DESTACAR A CARÊNCIA DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO A RESPEITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM LABORATÓRIO.