Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

KAHOOT INTERDISCILINAR COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO HÍBRIDO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: KAHOOT, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO E APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O KAHOOT É UM JOGO DIGITAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS E OBJETIVAS, PROPORCIONA UMA MAIOR INTERAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. A PESQUISA VISA COMPREENDER COMO OS ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VEEM O QUIZ, ENQUANTO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (OVA), QUANDO APLICADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS, POR MEIO DO SOFTWARE KAHOOT. O ESTUDO FOI REALIZADO COM UM TOTAL DE 18 ALUNOS, INCLUINDO AS DUAS TURMAS. INICIALMENTE, REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA COM A TEMÁTICA “OS VÍRUS E A MATEMÁTICA”, EM SEGUIDA, APLICOU-SE KAHOOT, ABORDANDO A MESMA TEMÁTICA DA OFICINA E, POR FIM, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SOBRE AS PERCEPÇÕES QUANTO AS USO DO KAHOOT, COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM, FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS SOB A PERSPECTIVA DA APLICAÇÃO DO KAHOOT INTERDISCIPLINAR INTITULADO “A MATEMÁTICA E OS VÍRUS” E DE UM QUESTIONARIO ELABORADO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES QUANTO AO USO DE JOGOS EDUCACIONAIS. EM RELAÇÃO AO JOGO KAHOOT OS DISCENTES PESQUISADOS CONSIDERARAM “MUITO BOM”, PORÉM ALEGARAM QUE O FATOR “TEMPO” É UM DETERMINANTE PARA FICAREM NERVOSOS E IMPEDIR DE RACIOCINAREM MELHOR. NO QUE SE REFERE, A PERCEPÇÃO DO KAHOOT, ENQUANTO OBJETO DE APRENDIZAGEM, QUALIFICARAM COMO UMA METODOLOGIA QUE FACILITA O APRENDIZADO, ALÉM DISSO, DESPERTA O INTERESSE EM PARTICIPAR DAS AULAS. DIANTE DISSO, PERCEBEMOS QUE O KAHOOT, TRABALHADO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR, MOSTROU-SE EFICAZ NO QUE CONCERNE A FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

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