O ENSINO DE QUÍMICA E A MODALIDADE REMOTA: DESAFIOS E AVANÇOS
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77041 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA E A MODALIDADE REMOTA: DESAFIOS E AVANÇOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA FRANCISCO MARQUES DE MELO, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, COM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO ANO DE 2020. O ENSINO DE QUÍMICA DE MODO REMOTO APRESENTA ENTRE OS DESAFIOS, A FALTA DE AMBIENTE ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, POR EXEMPLO, O LABORATÓRIO DA ESCOLA. DIANTE DISSO, OS OBJETIVOS DESSE PROJETO FORAM PROMOVER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE METODOLOGIAS REPLICÁVEIS DE MODO REMOTO, ASSIM COMO DESPERTAR O AUTODIDATISMO DOS ALUNOS A FIM DE SUPERAR A DESMOTIVAÇÃO PELOS ESTUDOS E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM, DIANTE DA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO COVID-19. AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS INCLUEM AULAS ONLINE E ATIVIDADES REMOTAS ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, CLASSROOM, WHITEBOARD, APLICATIVOS INTERATIVOS COMO QUIZIZ, SIMULADOR PHET COLORADO, PRODUÇÃO DE CARTAZES DIGITAIS, APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ACESSÍVEIS AOS ALUNOS. CONSIDERA-SE QUE, MESMO DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELA EQUIPE ESCOLAR NESSA FASE DE PANDEMIA, A OFERTA DO ENSINO REMOTO PROPORCIONOU UMA ALTERNATIVA EXITOSA PARA A REDE DE ENSINO, POIS SE ADAPTOU À REALIDADE DE TODOS E NÃO PERMITIU A PERCA DO ANO LETIVO. MOSTROU AINDA QUE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA TEM GRANDE INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE O CONTATO ENTRE DISCENTES E DOCENTES, MESMO QUE REMOTO, MANTÉM O VÍNCULO ENTRE AMBOS E CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA E FREQUÊNCIA NAS ATIVIDADES REMOTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO REMOTO, PRÁTICA EXPERIMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID233_14102021224144.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES" "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77041 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA E A MODALIDADE REMOTA: DESAFIOS E AVANÇOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA FRANCISCO MARQUES DE MELO, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, COM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO ANO DE 2020. O ENSINO DE QUÍMICA DE MODO REMOTO APRESENTA ENTRE OS DESAFIOS, A FALTA DE AMBIENTE ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, POR EXEMPLO, O LABORATÓRIO DA ESCOLA. DIANTE DISSO, OS OBJETIVOS DESSE PROJETO FORAM PROMOVER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE METODOLOGIAS REPLICÁVEIS DE MODO REMOTO, ASSIM COMO DESPERTAR O AUTODIDATISMO DOS ALUNOS A FIM DE SUPERAR A DESMOTIVAÇÃO PELOS ESTUDOS E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM, DIANTE DA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO COVID-19. AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS INCLUEM AULAS ONLINE E ATIVIDADES REMOTAS ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, CLASSROOM, WHITEBOARD, APLICATIVOS INTERATIVOS COMO QUIZIZ, SIMULADOR PHET COLORADO, PRODUÇÃO DE CARTAZES DIGITAIS, APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ACESSÍVEIS AOS ALUNOS. CONSIDERA-SE QUE, MESMO DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELA EQUIPE ESCOLAR NESSA FASE DE PANDEMIA, A OFERTA DO ENSINO REMOTO PROPORCIONOU UMA ALTERNATIVA EXITOSA PARA A REDE DE ENSINO, POIS SE ADAPTOU À REALIDADE DE TODOS E NÃO PERMITIU A PERCA DO ANO LETIVO. MOSTROU AINDA QUE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA TEM GRANDE INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE O CONTATO ENTRE DISCENTES E DOCENTES, MESMO QUE REMOTO, MANTÉM O VÍNCULO ENTRE AMBOS E CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA E FREQUÊNCIA NAS ATIVIDADES REMOTAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO REMOTO, PRÁTICA EXPERIMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID233_14102021224144.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES" "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }