O planejamento é uma prática que acompanha o homem cotidianamente em suas atividades desde as mais simples. Ele possibilita um melhor desenvolvimento e eficácia da ação, uma vez que permite a reflexão, análise e seleção das alternativas mais cabíveis para executar o objetivo proposto. Na educação, o papel do planejamento não se mostra diferente, o professor necessita conhecer o que será ensinado, pra quem e com que objetivo, traçar metas e selecionar metodologias que possibilitem a construção da aprendizagem. O que se vê, no entanto, é a ausência do comprometimento com o planejamento de aulas, fator que afeta diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva esse estudo apresenta as observações e a experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado I - componente curricular obrigatório do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba e objetivou verificar como se configura o processo de planejamento das aulas de Ciências no Ensino Fundamental por um professor de uma escola pública do município de Areia, PB. Nesse sentido, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas junto ao professor, com intuito de conhecer suas percepções a cerca do tema em questão seguido da observação da prática docente em sala de aula. Verificou-se que o professor supracitado não planeja cada aula devido a fatores como excessiva carga horária, consequência da demanda de turmas e escolas as quais ele precisa atuar para poder complementar sua renda mensal, em detrimento a desvalorização da profissão.