ARAUJO, Maria Catarina Ananias De. Educação e dominação em karl marx. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7163>. Acesso em: 28/12/2024 07:11
O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno da educação moderna na visão critica de Karl Marx expondo os motivos pelos quais a classe trabalhadora se torna alienada no capitalismo e o papel da educação nesse processo de alienação. Marx parte da história para estruturar sua crítica ao modelo educacional burguês e sua função na sociedade moderna. Desde a antiguidade clássica, de até os dias atuais a produção do conhecimento esteve nas mãos da classe dominante e com a ascensão e consolidação da burguesia no poder essa situação se agrava, no sentido em que, para garantir a reprodução de seus valores e interesses na nova ordem social o estado burguês moderno passa a tratar a educação como fenômeno de massa. Ao expandir o direito universal ao ensino o objetivo da classe dominante não é promover uma educação humanística e emancipadora e sim formar mão- de- obra para o trabalho e ao mesmo tempo cristalizar por meios dos conteúdos de ensino as ideias relativas à sua visão de mundo. Dessa forma, Marx denuncia de forma implícita o uso político e ideológico da educação pela burguesia com a finalidade de camuflar os conflitos sociais gerados pela exploração capitalista.