Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SOROBAN COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA AS PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA: RESULTADOS PRELIMINARES

Palavra-chaves: SOROBAN, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7677
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 32966
    "titulo" => "O SOROBAN COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA AS PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA: RESULTADOS PRELIMINARES"
    "resumo" => "Este trabalho constitui-se a partir de uma experiência formativa, adquirida no Projeto “As tecnologias digitais, sociais e ambientais e suas contribuições na formação docente no território do Sisal”, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES) no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico  às Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, no atendimento educacional especializado, sobretudo o trabalho pedagógico com o uso do instrumento de cálculo matemático, denominado Soroban, com aluno cego e/ou baixa visão, através da observação participante, encaminhando-se para a fase de intervenção, com elaboração de planos de ação. Teve o objetivo de compreender como o Soroban pode proporcionar habilidades matemáticas às pessoas cegas e/ou baixa visão. A metodologia de trabalho consistia em atendimentos individuais e em grupo, com duração de cinquenta a cento e vinte minutos, semanalmente. Utilizou-se o material dourado, para que o estudante, inicialmente compreendesse a organização do sistema de numeração. Em seguida, introduziu-se o Soroban identificando as partes e função para posteriormente, registrar os números e realizar cálculos de adição, subtração e multiplicação. As aulas eram dinâmicas e interativas entre estudantes, docente e bolsistas. Para tanto, foram trabalhados os seguintes autores: Azevedo (2012); BRASIL (2009); Carnaúba (2012); Peixoto (2009). Diante o período das observações realizadas podemos constatar que a prática docente incentivou e proporcionou aos alunos o interesse em realizar cálculos com o Soroban, facilitando a resolução de problemas matemáticos. Assim, concluímos que o Soroban, enquanto instrumento de cálculo, contribuiu, significativamente, para o aprendizado da matemática, despertando a curiosidade e auxiliando no raciocínio lógico dos alunos cegos e/ou baixa visão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "SOROBAN, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_09_45_57_idinscrito_32966_0e60f5c18dc971e12152d97a52644b05.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA PEREIRA"
    "autor_email" => "b-pereira.s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7677
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 32966
    "titulo" => "O SOROBAN COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA AS PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA: RESULTADOS PRELIMINARES"
    "resumo" => "Este trabalho constitui-se a partir de uma experiência formativa, adquirida no Projeto “As tecnologias digitais, sociais e ambientais e suas contribuições na formação docente no território do Sisal”, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES) no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico  às Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, no atendimento educacional especializado, sobretudo o trabalho pedagógico com o uso do instrumento de cálculo matemático, denominado Soroban, com aluno cego e/ou baixa visão, através da observação participante, encaminhando-se para a fase de intervenção, com elaboração de planos de ação. Teve o objetivo de compreender como o Soroban pode proporcionar habilidades matemáticas às pessoas cegas e/ou baixa visão. A metodologia de trabalho consistia em atendimentos individuais e em grupo, com duração de cinquenta a cento e vinte minutos, semanalmente. Utilizou-se o material dourado, para que o estudante, inicialmente compreendesse a organização do sistema de numeração. Em seguida, introduziu-se o Soroban identificando as partes e função para posteriormente, registrar os números e realizar cálculos de adição, subtração e multiplicação. As aulas eram dinâmicas e interativas entre estudantes, docente e bolsistas. Para tanto, foram trabalhados os seguintes autores: Azevedo (2012); BRASIL (2009); Carnaúba (2012); Peixoto (2009). Diante o período das observações realizadas podemos constatar que a prática docente incentivou e proporcionou aos alunos o interesse em realizar cálculos com o Soroban, facilitando a resolução de problemas matemáticos. Assim, concluímos que o Soroban, enquanto instrumento de cálculo, contribuiu, significativamente, para o aprendizado da matemática, despertando a curiosidade e auxiliando no raciocínio lógico dos alunos cegos e/ou baixa visão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "SOROBAN, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, PESSOAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_09_45_57_idinscrito_32966_0e60f5c18dc971e12152d97a52644b05.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA PEREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA PEREIRA"
    "autor_email" => "b-pereira.s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho constitui-se a partir de uma experiência formativa, adquirida no Projeto “As tecnologias digitais, sociais e ambientais e suas contribuições na formação docente no território do Sisal”, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência sob a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID-CAPES) no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Necessidades Educativas Especiais, no atendimento educacional especializado, sobretudo o trabalho pedagógico com o uso do instrumento de cálculo matemático, denominado Soroban, com aluno cego e/ou baixa visão, através da observação participante, encaminhando-se para a fase de intervenção, com elaboração de planos de ação. Teve o objetivo de compreender como o Soroban pode proporcionar habilidades matemáticas às pessoas cegas e/ou baixa visão. A metodologia de trabalho consistia em atendimentos individuais e em grupo, com duração de cinquenta a cento e vinte minutos, semanalmente. Utilizou-se o material dourado, para que o estudante, inicialmente compreendesse a organização do sistema de numeração. Em seguida, introduziu-se o Soroban identificando as partes e função para posteriormente, registrar os números e realizar cálculos de adição, subtração e multiplicação. As aulas eram dinâmicas e interativas entre estudantes, docente e bolsistas. Para tanto, foram trabalhados os seguintes autores: Azevedo (2012); BRASIL (2009); Carnaúba (2012); Peixoto (2009). Diante o período das observações realizadas podemos constatar que a prática docente incentivou e proporcionou aos alunos o interesse em realizar cálculos com o Soroban, facilitando a resolução de problemas matemáticos. Assim, concluímos que o Soroban, enquanto instrumento de cálculo, contribuiu, significativamente, para o aprendizado da matemática, despertando a curiosidade e auxiliando no raciocínio lógico dos alunos cegos e/ou baixa visão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.