Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: EJA, PROFESSORES, CONCEPÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7632
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1197
    "inscrito_id" => 5080
    "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula.  Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, PROFESSORES, CONCEPÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_47_00_idinscrito_5080_4a27c85df6e28c2b677b4c5114584def.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "natinhanery@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7632
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1197
    "inscrito_id" => 5080
    "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula.  Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, PROFESSORES, CONCEPÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_47_00_idinscrito_5080_4a27c85df6e28c2b677b4c5114584def.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA NERY RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "natinhanery@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula. Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.