Este trabalho tem como objetivo principal investigar a concepção de professores da EJA sobre a aplicação de metodologias com caráter investigativo em sala de aula. Aborda o ensino por investigação no contexto da Educação para Jovens e Adultos, de forma que através deste ensino os alunos da EJA se sintam mais motivados para estar em sala de aula. A questão norteadora dessa pesquisa é descobrir qual a possibilidade para o professor da EJA utilizar uma metodologia com caráter investigativo em sala de aula. Para a aplicação desta metodologia, houve uma conversa primária com os professores da escola, expondo o objetivo da pesquisa, em seguida, utilizou-se uma entrevista semi – estruturada Os sujeitos da pesquisa são professores da EJA de uma determinada Escola Estadual da Cidade de Jequié- Bahia. Foi necessária a elaboração de um questionário bem formulado, conciso e claro, além da disponibilidade dos horários dos professores. Pode-se perceber que, apesar de todos os professores possuírem a mesma ideia de que a Educação para Jovens e Adultos desenvolve conteúdos em sua grade curricular relacionados com o cotidiano do aluno, para que este possa construir um pensamento crítico social, apenas um professor relatou a utilização de aulas com caráter investigativo em sala de aula. Os outros professores demonstraram certo comodismo relatando o tempo (devido à carga horária de 40H) como fator principal da não aplicação de metodologias diferenciadas em sala de aula.