Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: EJA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERJOVEM Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7035
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1873
    "inscrito_id" => 33293
    "titulo" => "COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Diante da necessidade das particularidades do público da educação de jovens e adultos (EJA), acredita-se ser importante retomar que a quase totalidade desses indivíduos habita a esfera socioeconômica da exclusão, carregam o patrimônio histórico de suas experiências de vida e retornam à escola na busca do sonho de uma vida melhor, no desejo de um trabalho de remuneração mais digna, pela autonomia da vida diária. Em consonância com a noção de cooperativismo e economia popular, a economia solidária surge como um projeto político alternativo que liga o trabalho com o desenvolvimento intelectual e que possibilita uma interrelação entre uma educação libertadora e um sistema de produção alternativo ao sistema mercantilista. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar a proposta de uma educação aliada à economia solidária, como uma possível alternativa para superar as limitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social, a partir do desenvolvimento do projeto COOPERJOVEM em turmas da EJA da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. As mudanças percebidas em sala de aula foram notórias, os alunos se apresentam mais calmos, tranquilos, principalmente no turno diurno, onde a faixa etária indica o nível de agitação das crianças, mas a noite essa mudança também foi perceptível. Além disso, os alunos da EJA mostraram-se mais interessados em ir à aula, com mais entusiasmo por saberem que pode haver algo diferente a ser trabalhado e executado dentro do projeto COOPERJOVEM, estão mais disponíveis a realizar as atividades de sala de aula, mais unidos e compreensíveis com os demais colegas. A importância da realização do projeto revelou-se ainda na decisão dos educadores e do corpo pedagógico da escola, que resolveram, a partir do ano de 2014, implantar o cooperativismo e a economia solidária como uma disciplina fixa no currículo da educação regular e da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERJOVEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_25_18_idinscrito_33293_7daeb073bef311a5bca1f8251b982072.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7035
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1873
    "inscrito_id" => 33293
    "titulo" => "COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "Diante da necessidade das particularidades do público da educação de jovens e adultos (EJA), acredita-se ser importante retomar que a quase totalidade desses indivíduos habita a esfera socioeconômica da exclusão, carregam o patrimônio histórico de suas experiências de vida e retornam à escola na busca do sonho de uma vida melhor, no desejo de um trabalho de remuneração mais digna, pela autonomia da vida diária. Em consonância com a noção de cooperativismo e economia popular, a economia solidária surge como um projeto político alternativo que liga o trabalho com o desenvolvimento intelectual e que possibilita uma interrelação entre uma educação libertadora e um sistema de produção alternativo ao sistema mercantilista. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar a proposta de uma educação aliada à economia solidária, como uma possível alternativa para superar as limitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social, a partir do desenvolvimento do projeto COOPERJOVEM em turmas da EJA da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. As mudanças percebidas em sala de aula foram notórias, os alunos se apresentam mais calmos, tranquilos, principalmente no turno diurno, onde a faixa etária indica o nível de agitação das crianças, mas a noite essa mudança também foi perceptível. Além disso, os alunos da EJA mostraram-se mais interessados em ir à aula, com mais entusiasmo por saberem que pode haver algo diferente a ser trabalhado e executado dentro do projeto COOPERJOVEM, estão mais disponíveis a realizar as atividades de sala de aula, mais unidos e compreensíveis com os demais colegas. A importância da realização do projeto revelou-se ainda na decisão dos educadores e do corpo pedagógico da escola, que resolveram, a partir do ano de 2014, implantar o cooperativismo e a economia solidária como uma disciplina fixa no currículo da educação regular e da EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERJOVEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_25_18_idinscrito_33293_7daeb073bef311a5bca1f8251b982072.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Diante da necessidade das particularidades do público da educação de jovens e adultos (EJA), acredita-se ser importante retomar que a quase totalidade desses indivíduos habita a esfera socioeconômica da exclusão, carregam o patrimônio histórico de suas experiências de vida e retornam à escola na busca do sonho de uma vida melhor, no desejo de um trabalho de remuneração mais digna, pela autonomia da vida diária. Em consonância com a noção de cooperativismo e economia popular, a economia solidária surge como um projeto político alternativo que liga o trabalho com o desenvolvimento intelectual e que possibilita uma interrelação entre uma educação libertadora e um sistema de produção alternativo ao sistema mercantilista. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar a proposta de uma educação aliada à economia solidária, como uma possível alternativa para superar as limitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social, a partir do desenvolvimento do projeto COOPERJOVEM em turmas da EJA da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. As mudanças percebidas em sala de aula foram notórias, os alunos se apresentam mais calmos, tranquilos, principalmente no turno diurno, onde a faixa etária indica o nível de agitação das crianças, mas a noite essa mudança também foi perceptível. Além disso, os alunos da EJA mostraram-se mais interessados em ir à aula, com mais entusiasmo por saberem que pode haver algo diferente a ser trabalhado e executado dentro do projeto COOPERJOVEM, estão mais disponíveis a realizar as atividades de sala de aula, mais unidos e compreensíveis com os demais colegas. A importância da realização do projeto revelou-se ainda na decisão dos educadores e do corpo pedagógico da escola, que resolveram, a partir do ano de 2014, implantar o cooperativismo e a economia solidária como uma disciplina fixa no currículo da educação regular e da EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.