Uma proposta para o aprendizado do tema Biotecnologia no Ensino MédioINTRODUÇÃOO tema da Biotecnologia é um assunto inovador e polêmico, que estimula o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos e o interesse pela Biologia. Uma série de dificuldades são reconhecidas no sistema educacional brasileiro no que tange a educação científica. Dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelos bolsistas do UNIFOR/MG, os alunos do Ensino Médio de uma escola pública participaram de um conjunto de aulas práticas que visaram incrementar o ensino da temática da Biotecnologia. Esse trabalho visa analisar os impactos dessa proposta didática e seus resultados no processo de ensino aprendizagem dos alunos.OBJETIVODiscutir o impacto da implantação de um projeto, que visou apresentar de forma didático-pedagógica diversa o tema Biotecnologia, buscando incrementar o ensino de Biologia no Ensino Médio. METODOLOGIAO projeto foi denominado como ‘’Dia da Biotecnologia’’. Em princípio, os alunos responderam a um questionário semiestruturado constituído de cinco perguntas básicas sobre o tema, sendo quatro objetivas e uma discursiva. Em seguida, foi montado um painel contendo ilustrações e mini-textos com breves esclarecimentos de conceitos genéticos, transgênicos e clonagem. Os estudantes participaram de aulas práticas de extração de DNA, clonagem de violeta (Saintpaulia ionantha) e uma sucinta apresentação dos temas abordados. Após a exposição do assunto, os alunos responderam às mesmas perguntas formuladas no início da aula, para que fossem aferidos os resultados. RESULTADOSApós a aplicação do primeiro questionário, foi possível constatar que a maior parte dos alunos não apresentava conhecimentos mínimos sobre a temática. Durante a apresentação do projeto, notou-se interesse das turmas, que fizeram perguntas, revelando curiosidade sobre o tema e tornaram a apresentação mais produtiva. Comparando-se as respostas dadas aos dois questionários e pela participação dos estudantes, foi possível apurar que, os estudantes se interessam e aprendem de uma forma mais rápida, com práticas que demonstram o conteúdo estudado. CONCLUSÃO É importante que a metodologia utilizada por professores do Ensino Médio para a apresentação dos conteúdos de Biologia seja repensada, especialmente para aqueles que podem ser incrementados através de atividades práticas, buscando aumentar o interesse e a compreensão dos mesmos. O projeto demonstrou que, com medidas relativamente simples, é possível despertar a participação dos estudantes na construção do conhecimento. Conclui-se que a educação científica brasileira poderia se beneficiar de ações que visem torná-la mais próxima da realidade do aluno e mais interessante em um contexto de profusão de informações sobre Biotecnologia.