SILVA, Alzira Maria Lima Da et al.. O pibid e a formação docente. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7651>. Acesso em: 13/11/2024 03:21
Este artigo é um relato de experiência que foi vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, na cidade de Campina Grande – PB, em turmas de 4º ano. Durante o segundo semestre de 2012 e após as férias de janeiro de 2013. O objetivo desse artigo é divulgar como se deu a aproximação de licenciandas do curso de Pedagogia, ao que se define como nosso futuro ambiente de trabalho - a escola -. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade promover a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Nesse trabalho vamos sistematizar a importância da articulação entre a universidade e a escola de educação básica no intuito de proporcionar formação de melhor qualidade para os licenciandos, pois estivemos diretamente frente aos problemas postos pelo cotidiano escolar, podendo servir de alerta para o compromisso que se vai assumir cada vez que entrar numa sala de aula como profissionais. Após um ano e meio participando do PIBID podemos afirmar que se trata de um programa de grande relevância para os graduandos de Pedagogia, pois, ao proporcionar nossa inserção na escola, oferecendo condições materiais para que isso possa acontecer, contribui de modo significativo para que experiências do cotidiano escolar sejam vivenciadas por nós. Concluímos que o PIBID contribui para alavancar nossa formação pedagógica, por seu caráter inovador de nos oportunizar experiências efetivas de sala de aula, o que não seria possível se não estivéssemos engajadas no programa.