O artigo presente tem como objetivo descrever as experiências e desafios vivenciados por uma professora de História da rede publica de ensino. Sendo observada por dois graduandos do curso de Licenciatura Plena em História, no período de observação do estagio supervisionado I. As experiências e observações dos estagiários foram realizadas na Escola Municipal Governadora Antônio Mariz. Situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Aonde foi analisada uma turma de História no Fundamenta II, no período noturno. O trabalho apresenta uma analise de cunho qualitativo, e realizar uma discursão, sobre os desafios e experiências, as dificuldades, empecilhos, e desânimos encontrados no nosso sistema educacional. Como também analisa a relação professor e aluno. E as dificuldades encontradas também pelos educandos, na labuta diária pelo conhecimento. Utilizando como base teórica, as perspectivas da pedagogia do oprimido de Paulo Freire, tal como a ideia do conhecimento prévio. Conhecimento este que seria trazido à sala de aula pelo aluno, decorrido de suas vivencias e culturas. Aonde sendo usado pelo educador, ajudaria no desempenho e na facilitação da aprendizagem do aluno, aproximando os temas estudados ao cotidiano do mesmo. Assim como também utilizamos o conceito de consciência histórica, trabalhado por Luís Fernando Cerri. Conceito este que visa criar a capacidade de problematiza, criticar, e conseguir criar linhas de relação dos fatos atuais com os fatos históricos, criando novos horizontes intelectuais, dando significados aos acontecimentos históricos. Tornando o individuo critico ao mundo que o cerca. Visando assim expor estas experiências, como uma forma de analise do nosso sistema educacional atual.