A educação ambiental é um tema de fundamental importância na sociedade contemporânea tendo em vista a formação do cidadão capaz de lidar com possibilidades, problemas e conflitos socioambientais. Nessa perspectiva o objetivo desse trabalho foi desenvolver o Le Parkour como forma de aproximar os discentes de uma escola pública das práticas de atividade física com a natureza para a promoção do despertar da consciência ambiental. O Le Parkour é um esporte que tem como característica o mover-se transpondo obstáculos, ao ar livre em praças, parques, utilizando de habilidades naturais como andar, correr e saltar. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na EMEF Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o PK nas aulas teve grande aceitação por parte dos alunos. Alguns deles apresentaram limitações tais como medo e vergonha, porém tiveram oportunidades de se superar através de incentivo do professor e dos colegas, vivenciando o espirito de cooperação que é próprio do PK. Ficou evidenciado também que além do desenvolvimento do espírito cooperativo foi despertada a consciência ambiental dos discentes, pois ao serem questionados sobre o que aprenderam a partir deste conteúdo relataram de forma mais recorrente o respeito à natureza. O conteúdo trabalhado promoveu também repercussão na prática pedagógica do docente da escola, como se observou em sua fala: “Gostei tanto desta aula que vou a partir de hoje repensar meus conteúdos”. Ao permitir referências a aprendizagens como estas a educação física passa a ser um veículo que proporciona ao discente uma prática esportiva mais direta com o seu meio, agregando valores para conviver não apenas com o meio ambiente, mas também com as pessoas que lhes cercam. Desse modo, entendemos que o Le Parkour nas aulas de educação física pode possibilitar a conscientização do aluno quanto às questões ambientais.