RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSMargareth Maria de Melo, Universidade Estadual da Paraíba, margarethmmelo@yahoo.com.brPollyanna Braga Barbosa Pascoal, Universidade Estadual da Paraíba, pbragabarbosa@gmail.comSamira Muana de Souza Paulino, Universidade Estadual da Paraíba, samirapaulino@hotmail.comDiversas foram às contribuições dadas à história do Brasil pelos povos africanos, sendo identificada à sua influência cultural em nosso dia-a-dia, a exemplo das práticas esportivas, religiosas e dos hábitos alimentares. Contudo, apesar de ser uma das três matrizes culturais da nossa formação, esses povos não tinham um reconhecimento/valorização de sua participação em nossa construção cultural. Depois de anos de negação da cultura africana nos conteúdos escolares, no ano de 2003, ocorreu à promulgação da Lei 10.639/2003 que representou uma importante conquista do povo brasileiro, abrindo a possibilidade de entendermos de forma mais profunda o nosso processo de formação étnico/cultural. Trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula é de muita importância para que os alunos conheçam uma das principais raízes formadoras de nossa sociedade, a africana. O presente relato de experiência é resultado do trabalho desenvolvido junto à Modalidade de Ensino de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Padre Emídio Viana Correia, e tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado VI. O relato está organizado em cinco momentos, cada um correspondendo a um dia de prática docente articulada à temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na sala de Educação de Jovens e Adultos, com o respectivo registro dos aspectos observados. As conclusões que ora apresentamos se constituem das nossas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica na educação das relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Ação Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos; Educação das Relações Étnico-Raciais.