CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CFP/UFCG) SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESO estágio supervisionado é o momento essencial para que o universitário possa fazer a conexão entre teoria e prática, tornando-se atividade relevante no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação pedagógica responsável. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar os aspectos referentes aos processos de aprender a ensinar no estágio curricular supervisionado. A referida pesquisa foi realizada no período de 02 de junho a 21 de julho de 2014, contendo uma amostrarandomizada de 25 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O presente estudo trata-se de uma investigação qualitativa sobre o Estágio Curricular Supervisionado e sua relevância para a formação docente, a pesquisa consistiu na elaboração de um questionário semi-estruturado, o referido questionário foi aplicado na forma de entrevistas com os estudantes do curso supramencionado que estão participando das atividades de Estágio Curricular Supervisionado. Os resultados obtidos indicam que68% dos estudantes entrevistados são do sexo feminino e 32% do sexo masculino, com média de idade de 23 anos. Foi verificado que a maior parte dos alunos entrevistados é oriunda de escola pública, trazem boas lembranças dos professores e das escolas da Educação Básica, porém, segundo os entrevistados, nas escolas de Educação Básica, as metodologias adotadas foram desenvolvidas de forma mecânica, apresentados assim pouca relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares. Segundo relato dos entrevistados (29%) ao optarem pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tinha interesse em exercer a docência, 22% escolheram por ser um curso próximo de sua residência, 18% responderam que escolheram para ter outra opção se não conseguissem exercer outro tipo de atividade. 9% por influencia de familiares e amigos; 9% porque teve um bom professor; 9% devido à abrangência do curso de Ciências Biológicas; 4% por não ter condições financeiras para cursar outro curso. Porém, com o desenvolvimento das disciplinas do curso, segundo relato dos entrevistados, os alunos passaram a ter interesse em exercer a profissão docente. Neste sentido, 87% dos entrevistados afirmaram que pretendem ser professor, porém apresentam idéias de senso comum acerca do exercício da profissão docente. De acordo com a resposta dos entrevistados, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi possível fazer a relação entre as disciplinas específicas e as atividades de estágio supervisionado. Com relação ao ambiente de realização do estágio curricular, a maior parte dos alunos apresentaram boas impressões a cerca do espaço escolar, apresentando também uma visão otimista a cerca das possibilidades de intervenção na realidade escolar. Assim, foi observado que o estágio, segundo relato dos entrevistados, contribuiu significativamente na formação docente e sua futura ação no contexto escolar.Palavras-chave: atuação pedagógica,senso comum, formação docente.