Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas.