Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO

Palavra-chaves: PROFESSOR, LIVRO-DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8012
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 752
    "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO"
    "resumo" => "Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, LIVRO-DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_10_45_59_idinscrito_752_03097db2729b0363287d28d91bcc423e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO"
    "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8012
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 752
    "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA DO LIVRO-DIDÁTICO: "CIÊNCIAS NATURAIS: APRENDENDO COM O COTIDIANO." DO EDUARDO LEITE DO CANTO"
    "resumo" => "Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, LIVRO-DIDÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_10_45_59_idinscrito_752_03097db2729b0363287d28d91bcc423e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBBYSLANDYO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBBYSLANDYO"
    "autor_email" => "robbyn23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os livros didáticos são muito utilizados no sistema educacional brasileiro, tanto na rede pública como na privada em praticamente todas as escolas. Ele é um recurso importantíssimo para o processo de ensino-aprendizagem, distribuído nas salas de aula a partir da segunda metade do século XX para todos os educandos da rede pública. Na sala de aula o livro-didático é utilizado como fonte de pesquisa do professor e dos discentes apesar de hoje estarmos em uma sociedade globalizada onde as pessoas têm acesso fácil à informação principalmente pela internet. Apesar de estar presente nas salas de aulas alguns professores não utilizam o livro adotado e muitas vezes ele é deixado guardado em armários na sala dos professores; e os alunos já que percebem que o professor não utiliza o livro também deixam em casa e ainda dizem: “Pra que levar esse livro pesado, parece mais um ‘tijolo’ se o professor apenas copia textos enormes no quadro?” O livro didático assim como revistas, jornais e a própria internet devem ser utilizados na sala de aula como subsidio. O livro tem um importante papel no processo de ensino-aprendizagem; o professor é o mediador do conhecimento cientifico e é com o livro que ele compartilha esse conhecimento, mas o livro está servindo de “muletas” para o educador que muitas vezes se torna refém do livro-texto, ficando preso ao conteúdo apresentado tirando o livro da sua mão ele se encontra “perdido” na sala de aula.O professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem e deve utilizar o livro-didático como ferramenta pedagógica; o livro muitas vezes apesar da internet é a única fonte de pesquisa dos discentes que com um livro de má qualidade encontraram barreiras para a aprendizagem dos conceitos científicos. Com um bom livro-didático em mãos e uma boa prática pedagógica o professor os discentes poderão construir aprendizagens significativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.