Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

O LUGAR DE FALA NOS POEMAS NEGRO-URUGUAIOS DE VIRGÍNIA BRINDIS DE SALAS

Palavra-chaves: LUGAR DE FALA., LUTA., AFRO-URUGUAIO., , Comunicação Oral (CO) ST 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ESCRITORES E ESCRITORAS LATINO AMERICANA
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Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É ANALISAR O LUGAR DE FALA NOS POEMAS NEGRO-URUGUAIOS DE VIRGÍNIA BRINDIS DE SALAS. ABORDA A REALIDADE SOCIAL E CULTURAL DOS URUGUAIOS NEGROS. PROMOVENDO MUDANÇAS NO MEIO SOCIAL E POLÍTICO DE ENORME IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DOS AFRO-DESCENDENTES. AS DISCUSSÕES POLÍTICAS, LITERÁRIAS, E DE LUTA POR MÚLTIPLAS CAUSAS, QUE SE REFLETE EM SUAS POESIAS, TRAZ E REPRESENTA NÃO O PROLETÁRIO, MAS UM SUJEITO QUE HABITA ESPAÇOS MARGINAIS, PRINCIPALMENTE NEGROS-URUGUAIOS. SEUS POEMAS PERMANECEM ESQUECIDOS EM SIGILO, SILENCIADOS. POR ISSO, PRECISAM SER VISIBILIZADOS. A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA É: COMO SE DÁ ESSA REALIDADE, POLÍTICA, CULTURAL E SOCIAL NOS POEMAS DE VIRGÍNIA BRINDIS DE SALA? A METODOLOGIA DA PESQUISA É DE NATUREZA BÁSICA, O ENFOQUE QUALITATIVO, O OBJETIVO EXPLORATÓRIO E O PROCEDIMENTO TÉCNICO ADOTADO É O BIBLIOGRÁFICO. A BASE TEÓRICA É FUNDAMENTADA EM RIBEIRO (2017), GONÇALVES (1988) E YOUNG (2006). FAZ PARTE DO PIBIC E DO GRUPO DE LÍDERES LITERÁRIOS DE ESPANHOL DA UESPI, COORDENADOR E ORIENTADO PELO PROF. ME. JOSINALDO OLIVEIRA DOS SANTOS. COMO TAMBÉM DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS LIDERADO PELA PROFA. DRA. MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM QUE SEUS POEMAS ESTÃO CHEIOS DE BELEZA, REBELDIA E CONSCIÊNCIA REVELADA, CAPTANDO SUA POSIÇÃO DE LUTA COMO A DE TODAS AS CONSCIÊNCIAS CONSCIENTES. COM UM RITMO ACELERADO, CHEIO DE MUSICALIDADE, TODOS OS SEUS POEMAS GANHAM UM NOVO ENCANTO. DE REBELIÃO, DE JUSTIÇA, DE CANÇÕES, DE SONS E FORMAS DE CIDADE E SELVA, DE CAMPO E DE RUA E FÁBRICA DE CAFÉ.

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