A EDUCAÇÃO DE SURDOS VEM PASSANDO POR REFORMULAÇÕES E, A PARTIR DISSO, A CADA DIA OS PROFISSIONAIS PERCEBEM A NECESSIDADE DE SE REINVENTAREM A FIM DE ALCANÇAR E ESTIMULAR ESSE PÚBLICO, DESPERTANDO O CONHECIMENTO E ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DESSES SUJEITOS EM SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ATIVAMENTE. PROPOR ATIVIDADES DIFERENCIADAS, COM METODOLOGIAS INOVADORAS, FAZ PARTE DO PROCESSO E, AO MESMO TEMPO, CONFIGURAM-SE COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO QUE CONTRIBUEM PARA O ENSINO DO SURDO, QUE REQUER UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA QUE ELE POSSA SER ALFABETIZADO NUMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO SUSTENTA-SE NO VIÉS DE QUE LETRAMENTO NÃO TRATA-SE DE UM PROCEDIMENTO EXCLUSIVO, SINGULAR, ÚNICO E MUITO MENOS UNIVERSAL, TÃO POUCO APRESENTA A MESMA CONCEPÇÃO PARA TODAS OS SUJEITOS. MUITO PELO CONTRÁRIO, ARGUMENTA-SE QUE LETRAMENTO É ALGO DINÂMICO E QUE AS SUAS PRÁTICAS PRECISAM ESTAR EM CONSTANTE RECONSTRUÇÃO, SEJAM ELAS LOCAIS, INDIVIDUAIS, GRUPAIS, OU EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. PARA SUSTENTAR TAL ARGUMENTO E PARA ANALISAR COMO VEM SENDO REALIZADAS ALGUMAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS QUE ENVOLVEM ALUNOS SURDOS NO DIA A DIA, FORAM EXAMINADOS, POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICA, TRÊS TRABALHOS PUBLICADOS EM DIFERENTES REVISTAS, NO ANO DE 2020, QUE ENVOLVEM PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS SURDOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO NOSSO TRABALHO É APRESENTAR PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA COMO VEM SENDO REALIZADO O TRABALHO DE LETRAMENTOS COM ALUNOS SURDOS E AO MESMO TEMPO REFLETIR DE QUE FORMA O PROCESSO LETRAMENTO CONTRIBUI NA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, DE ACORDO COM OS TRABALHOS ANALISADOS, O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE LETRAMENTO, ESPECIALMENTE NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ NO CONTEXTO EDUCACIONAL, POIS É ESSE PROFISSIONAL QUE ACOMPANHA E PERCEBE O DESENVOLVIMENTO DESSE ALUNO E, AO MESMO TEMPO, PROPORCIONA UMA EDUCAÇÃO QUE DEVE SER INCLUSIVA.