NOSSA PERSPECTIVA DE TRABALHO OBSERVA OS PRINCÍPIOS DE PESQUISA-AÇÃO E NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO SEGUE A ABORDAGEM PROPOSTA POR MARIA DA GLÓRIA BORDINI E VERA TEIXEIRA DE AGUIAR (1988). NO ÂMBITO DA ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA, O PLANEJAMENTO, A SELEÇÃO LITERÁRIA E A APLICAÇÃO DOS CINCO MÉTODOS PROPOSTOS POR BORDINI E AGUIAR SE MOSTRAM MUITO PROFICIENTES PARA PROMOVER A LEITURA. ACREDITAMOS, BASEADOS NAS LEITURAS DE JOANA CAVALCANTI (2014) E DE LIGIA CADEMARTORI (2012), QUE, PARA QUE A LEITURA SEJA SENTIDA, PERCEBIDA E DISSEMINADA COMO ATO DE RECEPÇÃO, DE SIGNIFICAÇÃO, ELA DEVE FIGURAR ALÉM DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM ALGUMAS AULAS SEMANAIS, COM FOCO EM TEMAS OU CONTEÚDOS, SENDO, ANTES DE TUDO, NOTADA EM TODOS OS ESPAÇOS ESCOLARES COMO MANIFESTAÇÃO DO ENCONTRO ENTRE TEXTO E LEITOR, GERADOR DE UMA SIMBOLOGIA QUE MOVIMENTA, QUESTIONA, PERTURBA E GERA UM SER HUMANIZADO E TRANSFORMADOR. ESTE ARTIGO APRESENTA PRÁTICAS QUE CONCEDEM, AO TEXTO LITERÁRIO, O LUGAR DE PROTAGONISTA DA AÇÃO ESCOLAR, FIGURANDO COMO OBJETO DE DESCONSTRUÇÃO DA REALIDADE E MEIO DE TRANSFIGURAÇÃO E APREENSÃO DO SUJEITO E DO MUNDO. O TEXTO LITERÁRIO, NESTE CENÁRIO, OPORTUNIZA CHOQUE URGENTE E NECESSÁRIO COM O MUNDO, PARA CONTÍNUA DESCOBERTA DO OUTRO, DE SI E DE NOVAS FORMAS DE VIVER, OUVIR, OLHAR E SENTIR. FORMAR ESTAS SENSIBILIDADES, POR MEIO DO ENCONTRO ENTRE AUTOR-TEXTO-LEITOR-CONTEXTO, É POSSIBILITAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS HUMANA E TRANSFORMADORA, PELO RESPEITO AO DIFERENTE, AO INDIVIDUAL, AO NOVO. A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO REESTRUTURADO, EM QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS COM O TEXTO LITERÁRIO E COM A ARTE, É O CAMINHO PARA ESTABELECER O PRAZER DE LER, IMPULSIONANDO OS ALUNOS A AGIR CRÍTICA E ATIVAMENTE. A VIVÊNCIA COM A LEITURA, CONSTRUÍDA PELA ATMOSFERA PUNGENTE DO CONTATO COM A PALAVRA, DA EXPOSIÇÃO COM PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA, CRIA NOVAS ORDENS PELO SIMBÓLICO, PELAS POSSIBILIDADES OFERECIDAS NA AÇÃO DE LER, E TRANSFIGURA O ESTUDANTE PELA CAPACIDADE DE DESDOBRAR O OLHAR DO INDIVIDUAL PARA O UNIVERSAL.