NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO, TOMAR A PALAVRA É UM ATO SOCIAL QUE IMPLICA RECONHECIMENTOS, RELAÇÕES DE PODER, CONFLITOS, CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES. E A PARTIR DESSA NOÇÃO, TAL PERSPECTIVA PODE OFERECER AOS PROFESSORES DE ESPANHOL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MECANISMOS DE COMPREENSÃO DOS MODOS DE FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA, AJUDANDO-OS NO TRABALHO COM TEXTOS E ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO, EM PROL DE UMA LEITURA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS SEUS ALUNOS. ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR PELA ANÁLISE DE DISCURSO, QUAIS DISCURSOS SÃO PRODUZIDOS PELAS UNIDADES DIDÁTICAS, A PARTIR DE DIFERENTES FORMAÇÕES DISCURSIVAS E IDEOLÓGICAS E QUAIS OS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DE SUJEITOS IMPLICADOS NESSES DISCURSOS, DISCUTINDO, AO MESMO TEMPO, SOBRE UMA PROPOSTA DE LEITURA QUE VISE À CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA CRÍTICA. ADOTAMOS COMO DISPOSITIVO TEÓRICO-METODOLÓGICO, A ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA VISTA EM MICHEL PÊCHEUX ([1975]2014) E EM ORLANDI (2009), (2012), POR AMBOS CONCEBEREM OS DISCURSOS COMO EFEITOS DE SENTIDO ENTRE LOCUTORES, EM MEIO À OPACIDADE DA LINGUAGEM E CALCADOS NA RELAÇÃO LÍNGUA - SUJEITO – HISTÓRIA- IDEOLOGIA. O MATERIAL INVESTIGADO É CONSTITUÍDO POR TEXTOS E/OU ATIVIDADES DE UNIDADES DIDÁTICAS DOS LIVROS DE ESPANHOL ENLACES (2013), PROYECTO CONECTADOS (2014) E BUENA GENTE (2018), UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE TERESINA-PI, POR ALGUNS ANOS. A PESQUISA APONTA COMO RESULTADOS QUE TAIS MANUAIS DIDÁTICOS ENUNCIAM DISCURSOS PEDAGÓGICOS ALIADOS À DIFERENTES MEMÓRIAS DISCURSIVAS, REVELANDO NAS POSIÇÕES - SUJEITO ENCONTRADAS, RUPTURAS E CONTINUIDADES DISCURSIVAS LIGADAS A DISCURSOS HEGEMÔNICOS DE PODER DOMINANTE E A DISCURSOS DE RESISTÊNCIA, PRÓPRIOS DE UMA SOCIEDADE DIVIDIDA EM CLASSES SOCIAIS.