O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA- PCE/FAPEAM PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED/MANAUS, VEM GANHANDO ESPAÇO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DEVIDO À INICIATIVA DO PROJETO-PILOTO “MANAUS INTERNACIONAL INTEGRANDO CULTURAS POR MEIO DA LÍNGUA ESPANHOLA”, REALIZADO EM PARCERIAS COM O CONSULADO GERAL DA COLÔMBIA EM MANAUS, DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DO ESTADO DO AMAZONAS (APE-AM) E DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS (FAPEAM). O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO É MOSTRAR AS AÇÕES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES QUE SE TORNAM PESQUISADORES E QUE AO FINAL DOS PROJETOS COMPARTILHAM OS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E ATRAVÉS DE EVENTOS CIENTÍFICOS. A FAPEAM PROMOVE E APOIA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO ESTADO DO AMAZONAS POR MEIO DA CRIAÇÃO, LANÇAMENTO, EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE FOMENTO À PESQUISA, ESTIMULANDO DOCENTES E DISCENTES A PARTICIPAREM COM A SUBMISSÃO DE PROJETOS ESCOLARES. SEGUNDO CHASSOT (2003), A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PODE SER CONSIDERADA COMO UMA DAS DIMENSÕES PARA POTENCIALIZAR ALTERNATIVAS QUE PRIVILEGIAM UMA EDUCAÇÃO MAIS COMPROMETIDA. NESSE CONTEXTO, ALMEIDA E TERAN (2013) AFIRMAM QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EMERGE COMO ELEMENTO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DE ATORES COMPROMETIDOS, CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS DO PROCESSO SOCIOPOLÍTICO DE SEUS PAÍSES, POR ISSO VALE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DE INSERIR OS ALUNOS EM PROJETOS CIENTÍFICOS DESDE O FUNDAMENTAL I. A METODOLOGIA APLICADA PARA A REALIZAÇÃO DESSES PROJETOS FOI REALIZADA POR ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TELEMATIZADA E EM 2020 COM ENCONTROS E DISCUSSÕES REALIZADAS VIA PLATAFORMA DO MEET DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. OS RESULTADOS FORAM ALCANÇADOS DE FORMA SATISFATÓRIA, MAS SOFRERAM ALGUMAS ADEQUAÇÕES RESPEITANDO OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS NO AMBIENTE ESCOLAR.