Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE, , Pôster (PO) ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75851
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 567
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL  DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD4_SA102_ID567_27072021170649.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE CRISTIANE NUNES TANAKA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE TANAKA"
    "autor_email" => "danytanaka@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75851
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 567
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL  DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO APRENDIZAGEM DE ELE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD4_SA102_ID567_27072021170649.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE CRISTIANE NUNES TANAKA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE TANAKA"
    "autor_email" => "danytanaka@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.