ESTE ESTUDO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORES DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, VISANDO ABORDAGENS PEDAGÓGICAS SOB PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DE PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, ONDE O ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EXIGEM AINDA MAIS QUE OS PROFESSORES DIVERSIFIQUEM ATIVIDADES QUE MOTIVEM E ENGAJEM DOS APRENDIZES EM UM PROCESSO ATIVO RUMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A GAMIFICAÇÃO É UMA FERRAMENTA QUE UTILIZA MECÂNICAS E TÁTICAS DE JOGOS COM O POTENCIAL DE AUMENTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E PERMITE EXPLORAR VÁRIOS ASSUNTOS DO ENSINO TANTO DE ELE COMO EM OUTRAS ÁREAS, UTILIZANDO RECURSOS DISPONÍVEIS NO MERCADO COMO PLATAFORMAS, APLICATIVOS, FERRAMENTAS, SITES ETC. ESTE TRABALHO VISA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO COMO DESENLACE AOS DANOS QUE MOVE A EDUCAÇÃO TRADICIONAL PRINCIPALMENTE NOS DIAS DE HOJE, ONDE O ENSINO ON-LINE É NOSSA REALIDADE E QUE MARCA UMA EVASÃO ESCOLAR COMO A CARÊNCIA NA ATENÇÃO E NO INTERESSE, POR ISSO, ESSA PROPOSTA TRAZ UMA ABORDAGEM ADAPTÁVEL TANTO NO ENSINO PRESENCIAL COMO EM MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. A PARTIR DA PREMISSA EM QUE O SER HUMANO É ATRAÍDO POR JOGOS, A FERRAMENTA PERMITE POTENCIALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL E TRAZ COMO RESPOSTAS AULAS MAIS DINÂMICAS, ENSINO COLABORATIVO, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, ALUNO PROTAGONISTA E PROFESSOR MEDIADOR. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ENALTE AS METODOLOGIAS ATIVAS E QUE OS PROFESSORES ESTÃO MAIS ATENTOS E SENSÍVEIS AO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA A EVOLUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM.