O VIGENTE ARTIGO ORIUNDO DO PROJETO DE PESQUISA DO PIBIC-CNPQ[ ARTIGO ORIUNDO DO PROJETO DE PESQUISA DO PIBIC-CNPQ OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI.] ANALISA DUAS GRANDES OBRAS DA ESCRITORA CLARICE LISPECTOR QUE É APONTADA COMO UMA DAS PRINCIPAIS FIGURAS DA LITERATURA MODERNISTA, SENDO ASSIM, CONSIDERADA UMA DAS PRINCIPAIS ESCRITORAS DO SÉCULO XX. A AUTORA TEM UMA ESCRITA MARCANTE, RETRATADA COMO INTIMISTA, UMA ESCRITA BEM INOVADORA QUE FOCALIZA O INCONSCIENTE, O INDIVÍDUO, COM SEUS QUESTIONAMENTOS E SUA INTIMIDADE, É O FRAGMENTO MAIS IMPORTANTE. AS OBRAS MANUSEADAS NESSA PESQUISA SÃO O CONTO FELICIDADE CLANDESTINA (1971), QUE DÁ TÍTULO AO LIVRO ONDE SE ENCONTRA INCLUSO COM MAIS OUTROS 24 CONTOS E O ROMANCE A HORA DA ESTRELA (1977), QUE É UMA DAS OBRAS MAIS RENOMADAS DA AUTORA. TEM-SE COMO FONTE PROPULSORA PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA IDENTIFICAR AS MARCAS AUTO FICCIONAIS NA OBRA A HORA DA ESTRELA E NO CONTO FELICIDADE CLANDESTINA DE CLARICE LISPECTOR.PARA EFETIVAR NOSSA PESQUISA PARTIMOS DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: O QUE SÃO AUTOBIOGRAFIA E AUTOFICÇÃO? OS TEXTOS: A HORA DA ESTRELA E FELICIDADE CLANDESTINA SÃO TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS OU AUTO FICCIONAIS? COMO OS MESMOS FORAM RECEBIDOS PELA CRÍTICA? BASEANDO-SE EM TEORIAS AUTO FICCIONAIS E AUTOBIOGRÁFICAS ESCOLHIDAS PELA ORIENTADORA PARA ESTUDO COMO POR EXEMPLO:. LEJEUNE (2008), ALBERCA(2007), FIGUEIREDO(2013), COSTA (2013), FAEDRICH (2014). A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONSISTIU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, A MESMA FOI DESENVOLVIDA PRINCIPALMENTE POR MEIO DE LIVROS E OUTRAS BASES DE DADOS CONCEDIDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, SEJAM POR MEIO DE LIVROS TEÓRICOS, TESES E DISSERTAÇÕES QUE SE ENCONTRAM DISPONÍVEIS NA WEB E LIVROS IMPRESSOS QUE ADQUIRIMOS ATRAVÉS DE COMPRAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE AS OBRAS DE CLARICE LISPECTOR POSSUEM CARACTERÍSTICAS INTIMISTAS, ONDE OS SENTIMENTOS DOS PERSONAGENS SÃO AS MARCAS MAIS EVIDENTES NAS OBRAS, O QUE DEIXA UM AMPLO ESPAÇO PARA QUE A ESCRITORA PUDESSE CONDUZIR SUA PRÓPRIA REALIDADE DENTRO DE SEUS PERSONAGENS. DESSE MODO, AS DUAS OBRAS SÃO FICCIONAIS, É VISÍVEL NAS FALHAS DAS MEMÓRIAS, NAS NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA, NAS RASURAS E NAS AUTO ANÁLISES. PORÉM, AS DUAS OBRAS TAMBÉM POSSUEM CARACTERÍSTICAS AUTOBIOGRÁFICAS, É EVIDENTE NO TEMA TRATADO (A VIDA PESSOAL) E O NOME DA AUTORA NA CAPA DO LIVRO. EM VISTA DISSO, AS DUAS OBRAS SE CONSTITUEM COMO AUTO FICCIONAIS.