ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR MECANISMOS ENUNCIATIVOS, OBSERVADOS EM QUARTAS CAPAS DE LIVROS, NO QUE SE REFERE ÀS MODALIZAÇÕES LÓGICAS, DEÔNTICAS, APRECIATIVAS E PRAGMÁTICAS, QUE SERVEM COMO ARGUMENTAÇÃO PARA INCITAR O LEITOR A LER OU ADQUIRIR UMA OBRA. A ANÁLISE TEM COMO BASE O CONCEITO DE GÊNEROS DE BAKHTIN (1992/2003) E O DE MODALIZAÇÃO DE BRONCKART (1999), E, AINDA, A PESQUISA SOBRE O GÊNERO QUARTA CAPA DE CRISTÓVÃO (2001). METODOLOGICAMENTE FOI EMPREGADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA, COM DESCRIÇÕES DAS MODALIZAÇÕES ENUNCIATIVAS ENCONTRADAS NO CORPUS – QUARTAS CAPAS DE LIVROS DA SÉRIE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, DA EDITORA PARÁBOLA. ESSA ESCOLHA SE DEU PELO CONHECIMENTO, NO CAMPO ACADÊMICO, DA PROCURA POR ESSES LIVROS, QUE, DE CERTA FORMA, SÃO ELABORADOS EM UMA LINGUAGEM SIMPLES, CLARA, MAS, NEM POR ISSO, SUPERFICIAIS, O QUE PROVOCA GRANDE ATRAÇÃO AOS ACADÊMICOS DE LINGUÍSTICA QUE, GERALMENTE, SÃO PROFESSORES DE LÍNGUA E VEEM, NESSES LIVROS, UMA FORMA DE SE ATUALIZAR OU MESMO APREENDER CONTEÚDOS IMPORTANTES PARA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DE 12 QUARTAS CAPAS DA SÉRIE, DESTACANDO TRECHOS PERTINENTES À PESQUISA, COM O OBJETIVO DE ENCONTRAR MARCAS LINGUÍSTICAS PRÓPRIAS DAQUELAS MODALIZAÇÕES, QUE FUNCIONAM COMO ARGUMENTOS PARA CONVENCER O LEITOR A ADQUIRIR OU, PELO MENOS, A LER A REFERIDA OBRA. DEPOIS, COM UMA RELEITURA DA BIBLIOGRAFIA, FEZ-SE UM RECORTE E FORAM MANTIDAS, POR AFINIDADE/REGULARIDADES COM O QUE SE PROPUNHA MOSTRAR O ESTUDO, TRÊS QUARTAS CAPAS DE LIVROS DA SÉRIE. E A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES, PÔDE-SE PERCEBER QUE, SUBJACENTE AOS ENUNCIADOS PRESENTES NESSAS QUARTAS CAPAS ANALISADAS, ENCONTRAMOS MODALIZAÇÕES ENUNCIATIVAS, CUJAS MARCAS LINGUÍSTICAS PRODUZEM SENTIDOS AFINS COM O PROPÓSITO EDITORIAL, A COMERCIALIZAÇÃO DO LIVRO. ASSIM, AO EXPLICITAR ESTRUTURAS PRESENTES NAS QUARTAS CAPAS, O PRESENTE ESTUDO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE UM LEITOR CRÍTICO FRENTE AO IMENSO MERCADO EDITORIAL, UMA VEZ QUE NEM SEMPRE O QUE É VEICULADO NESSE GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO É POSTO DESPRETENSIOSAMENTE. ENTENDER ISSO PROMOVE A ESCOLHA CONSCIENTE DE UM LIVRO, QUE CUMPRA OS OBJETIVOS DELINEADOS PELO LEITOR, JÁ QUE A LEITURA OU COMPRA DE LIVROS É UMA CONSTANTE NO MEIO ACADÊMICO.