O ATO DE ENSINAR É PERPASSADO PARA O CONFLITOS ENTRE O QUE SE COMPREENDE POR PRODUÇÃO DO SABER E REPRODUÇÃO DO SABER. VERIFICA-SE UM DISTANCIAMENTO ENTRE A “PRODUÇÃO DO SABER” E A “INSTRUÇÃO”, OU MELHOR, ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E OS SABERES EXPERIENCIAIS. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR? ESSES QUESTIONAMENTOS PODERIAM CONTRIBUIR PARA A PESQUISA DO ENSINO EM SOCIOLOGIA? PARTIMOS DESSES CONCEITOS E MÉTODOS EDUCACIONAIS PARA ATUALIZAR ESSE DEBATE NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO SÉCULO XXI. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS À LUZ DAS REFLEXÕES PROVOCADAS COM BASE NOS ARTIGOS DE TARDIF (1991), SAVIANI (1996) EMBASADOS NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE (2019; 2020) E AMÍLCAR CABRAL (1978), BUSCAMOS CONSTRUIR UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE PERMITE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DICOTOMIA ENTRE A “PRODUÇÃO” E “REPRODUÇÃO” DO CONHECIMENTO, A SABER: A PESQUISA E O ENSINO. CONCLUÍMOS NESSE PROCESSO A POSSIBILIDADE NÃO APENAS DA VINCULAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DA ATUALIZAÇÃO DESSA TEMÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SECUNDÁRIA.