Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS NO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DIFERENCIADAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75795
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 416
    "inscrito_id" => 1250
    "titulo" => "ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS NO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DIFERENCIADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA SOBRE AS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS PELO COLÉGIO PEDRO II (RIO DE JANEIRO), DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO ADOTADO NA PANDEMIA DE COVID-19. ESTE TRABALHO É FRUTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA “EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA”, REALIZADO NO ÂMBITO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO COLÉGIO PEDRO II. NELE, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS ENTRE SETEMBRO E DEZEMBRO DE 2020, COM SETE PROFESSORES E UMA DIRETORA PEDAGÓGICA. O MAPEAMENTO DE TAIS ATIVIDADES IDENTIFICOU QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI MOBILIZADA NESTE CONTEXTO TANTO COMO INICIATIVA DE PEQUENOS GRUPOS DE PROFESSORES ATÉ COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE ENGLOBAVAM TODAS AS DISCIPLINAS. ESTAS DIFERENÇAS DE ESCALA SE FIZERAM IMPORTANTES NOS DEPOIMENTOS, NA MEDIDA EM QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI APONTADA COMO ALGO QUE SE APROXIMA MUITO MAIS DE UM MODO DE VIVER, DE ENXERGAR O MUNDO, DE APRENDER, ENSINAR E SE RELACIONAR, DO QUE APENAS UMA FERRAMENTA. NESTE SENTIDO, OS DESAFIOS RELATADOS PELOS DOCENTES VÃO ALÉM DA NECESSIDADE DE CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA E CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS, O QUE DE FATO, É FACILITADO QUANDO SE UTILIZA DE UMA ABORDAGEM MAIS AMPLA, COMO A INTERDISCIPLINAR. OS DESAFIOS TAMBÉM ESTÃO NA BUSCA POR ATIVIDADES QUE TENHAM UM CARÁTER INTERDISCIPLINAR GENUÍNO, O QUE GERA INÚMERAS INDAGAÇÕES, POSICIONAMENTOS QUE SE CHOCAM, CONFLITOS, MAS PRINCIPALMENTE, NOVAS POSSIBILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1250_08042021234038.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY PEDROZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "kellypedroza@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75795
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 416
    "inscrito_id" => 1250
    "titulo" => "ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS NO COLÉGIO PEDRO II DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DIFERENCIADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA SOBRE AS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS PELO COLÉGIO PEDRO II (RIO DE JANEIRO), DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO ADOTADO NA PANDEMIA DE COVID-19. ESTE TRABALHO É FRUTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA “EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA”, REALIZADO NO ÂMBITO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO COLÉGIO PEDRO II. NELE, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS ENTRE SETEMBRO E DEZEMBRO DE 2020, COM SETE PROFESSORES E UMA DIRETORA PEDAGÓGICA. O MAPEAMENTO DE TAIS ATIVIDADES IDENTIFICOU QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI MOBILIZADA NESTE CONTEXTO TANTO COMO INICIATIVA DE PEQUENOS GRUPOS DE PROFESSORES ATÉ COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE ENGLOBAVAM TODAS AS DISCIPLINAS. ESTAS DIFERENÇAS DE ESCALA SE FIZERAM IMPORTANTES NOS DEPOIMENTOS, NA MEDIDA EM QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI APONTADA COMO ALGO QUE SE APROXIMA MUITO MAIS DE UM MODO DE VIVER, DE ENXERGAR O MUNDO, DE APRENDER, ENSINAR E SE RELACIONAR, DO QUE APENAS UMA FERRAMENTA. NESTE SENTIDO, OS DESAFIOS RELATADOS PELOS DOCENTES VÃO ALÉM DA NECESSIDADE DE CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA E CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS, O QUE DE FATO, É FACILITADO QUANDO SE UTILIZA DE UMA ABORDAGEM MAIS AMPLA, COMO A INTERDISCIPLINAR. OS DESAFIOS TAMBÉM ESTÃO NA BUSCA POR ATIVIDADES QUE TENHAM UM CARÁTER INTERDISCIPLINAR GENUÍNO, O QUE GERA INÚMERAS INDAGAÇÕES, POSICIONAMENTOS QUE SE CHOCAM, CONFLITOS, MAS PRINCIPALMENTE, NOVAS POSSIBILIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID1250_08042021234038.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY PEDROZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY"
    "autor_email" => "kellypedroza@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA SOBRE AS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES REALIZADAS PELO COLÉGIO PEDRO II (RIO DE JANEIRO), DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO ADOTADO NA PANDEMIA DE COVID-19. ESTE TRABALHO É FRUTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA “EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA”, REALIZADO NO ÂMBITO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO COLÉGIO PEDRO II. NELE, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS ENTRE SETEMBRO E DEZEMBRO DE 2020, COM SETE PROFESSORES E UMA DIRETORA PEDAGÓGICA. O MAPEAMENTO DE TAIS ATIVIDADES IDENTIFICOU QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI MOBILIZADA NESTE CONTEXTO TANTO COMO INICIATIVA DE PEQUENOS GRUPOS DE PROFESSORES ATÉ COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS QUE ENGLOBAVAM TODAS AS DISCIPLINAS. ESTAS DIFERENÇAS DE ESCALA SE FIZERAM IMPORTANTES NOS DEPOIMENTOS, NA MEDIDA EM QUE A INTERDISCIPLINARIDADE FOI APONTADA COMO ALGO QUE SE APROXIMA MUITO MAIS DE UM MODO DE VIVER, DE ENXERGAR O MUNDO, DE APRENDER, ENSINAR E SE RELACIONAR, DO QUE APENAS UMA FERRAMENTA. NESTE SENTIDO, OS DESAFIOS RELATADOS PELOS DOCENTES VÃO ALÉM DA NECESSIDADE DE CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA E CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS, O QUE DE FATO, É FACILITADO QUANDO SE UTILIZA DE UMA ABORDAGEM MAIS AMPLA, COMO A INTERDISCIPLINAR. OS DESAFIOS TAMBÉM ESTÃO NA BUSCA POR ATIVIDADES QUE TENHAM UM CARÁTER INTERDISCIPLINAR GENUÍNO, O QUE GERA INÚMERAS INDAGAÇÕES, POSICIONAMENTOS QUE SE CHOCAM, CONFLITOS, MAS PRINCIPALMENTE, NOVAS POSSIBILIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.