A LEI 9.394/1996 QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) FOI MODIFICADA PELA LEI 10.639/2003 E ALTERADA PELA LEI 11.645/2008 TORNANDO OBRIGATÓRIO A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO BRASIL. A LDB IGUALMENTE TEVE O ART. 36 ALTERADO PELA LEI 11.684/2008 PARA QUE FOSSEM INCLUÍDAS AS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA COMO OBRIGATÓRIAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. POUCO MAIS DE UMA DÉCADA DESDE QUE AMBAS AS LEIS FORAM IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ATUALMENTE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA VEM SOFRENDO NOVOS ATAQUES. NO PARANÁ, POR EXEMPLO, A CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA FOI REDUZIDA NO INÍCIO DE 2021 DE MANEIRA AUTORITÁRIA PELO GOVERNO DO ESTADO, RATINHO JR., AFETANDO CENTENAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES E AMPLIANDO A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. COM RELAÇÃO A POPULAÇÃO INDÍGENA O CENÁRIO DE ATAQUES NÃO É DIFERENTE, VISTO QUE A ATUAL GESTÃO PRESIDENCIAL É DECLARADAMENTE ANTI-INDÍGENA. ASSIM, NOSSA PROPOSTA É INVESTIGAR COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR TÊM TRABALHADO COM A DISCUSSÃO SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DURANTE AS AULAS. O RECORTE, PORTANTO, DIZ RESPEITO À HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA. A PESQUISA INCIDIRÁ TENDO EM VISTA OS 5 (CINCO) LIVROS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), EDIÇÃO 2018, VIGENTE NO TRIÊNIO (2018-2020). TEMOS COMO INSPIRAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA LEVANTAMENTOS QUE APONTAM QUE AO MENOS 3 (TRÊS) DESSES LIVROS POSSUEM GRANDES LACUNAS SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA (SOUZA & FERREIRA, 2019). INVESTIGAREMOS SE OS LIVROS DIDÁTICOS (E QUAIS SÃO ESSES LIVROS) SÃO AS ÚNICAS FONTES UTILIZADAS PELAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA PARA DISCUTIR A PRESENÇA DE POPULAÇÕES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO HISTÓRICA, POLÍTICA E CULTURAL DO BRASIL, E SE AS/OS PROFESSORAS/ES JÁ RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A TEMÁTICA AFIM DE COMPREENDER QUAIS INFORMAÇÕES SÃO REPASSADAS AOS ESTUDANTES SOBRE ESSAS POPULAÇÕES. NOSSO OBJETIVO ESPECÍFICO É: A) LISTAR QUAIS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 AS PROFESSORAS E PROFESSORAS UTILIZARAM E SE ESSES LIVROS COOPERARAM NO ENSINO DA QUESTÃO INDÍGENA; B) SE UTILIZAM OUTRAS FONTES DE CONSULTA SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO; C) SE A QUESTÃO INDÍGENA É ABORDADA COMO “CONTEÚDO” OU DE MANEIRA TRANSVERSAL DURANTE AS AULAS DE SOCIOLOGIA; D) SE RECEBERAM ALGUMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA PARA ABORDAR O ASSUNTO EM AULA COM OS ESTUDANTES. A METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS UTILIZARÁ RECURSOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS QUE SERÃO OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS JUNTO ÀS PROFESSORAS/ES. O QUESTIONÁRIO ONLINE SERÁ APLICADO ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS PARA QUE PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LONDRINA POSSAM RESPONDER PERGUNTAS OBJETIVAS E DISCURSIVAS SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ANTERIORMENTE APRESENTADOS. ESPERAMOS, COM ISSO, FAZER UM BALANÇO SOBRE A LEI 11.645/08 EM INTERFACE COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA/PR.