O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR O ESTUDO DE CASO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC/EM) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ), O QUAL É RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO). O PROJETO PIBIC/EM DA FUNDAJ SE PROPÕE A DESENVOLVER O PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO UTILIZANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O LETRAMENTO SOCIOLÓGICO. BUSCA-SE, PORTANTO, REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E, SECUNDARIAMENTE, ALINHANDO-O ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA MARCADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (DCNEM) APROVADAS EM 2018. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TRAZ EM SUAS CONCLUSÕES CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PARA AS PONDERAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO.