AO ESTABELECER O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO O OBJETO DE ESTUDO, O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TOMOU COMO FUNDAMENTO OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (SAVINANI, 2012), AQUI COMPREENDIDA COMO TEORIA PEDAGÓGICA QUE ORIENTA AS DISCUSSÕES EM TORNO DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. TENDO ESSES FUNDAMENTOS COMO ORIENTADORES DA PESQUISA, O OBJETIVO PRINCIPAL DO ESTUDO FOI IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E COMPREENDER OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM UMA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM ESCOLAS BÁSICAS NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP). PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, A PESQUISA ESTIPULOU OS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS COMO SUJEITOS DA PESQUISA E, COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO, ESTABELECEU OS PROCEDIMENTOS QUE ORIENTARAM A COLETA DE DADOS COM BASE NA MODALIDADE: PESQUISA DOCUMENTAL, CUJO INSTRUMENTO PARA CONSTITUIÇÃO DO REFERENTE EMPÍRICO SE PAUTOU NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA DISCIPLINA “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III”, OFERECIDAS AOS ALUNOS DO 4º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS – UNESP/ARARAQUARA(SP), MINISTRADAS DURANTE O 1º SEMESTRE DO ANO DE 2019. APÓS A CONSTITUIÇÃO DOS DADOS, PASSOU-SE AO PROCESSO DE SUA ORGANIZAÇÃO E TABULAÇÃO, INTEGRANDO OS OBJETIVOS DA PESQUISA ÀS TÉCNICAS METODOLÓGICAS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CUJA ARTICULAÇÃO SE SUSTENTOU PELO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CRÍTICO. PARA QUE A IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS VIVENCIADOS PELOS LICENCIANDOS FOSSEM CONTEMPLADAS, ADOTOU-SE AS TRÊS ETAPAS QUE BARDIN (1979) ELEGE COMO ESSENCIAIS NA ORGANIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO: PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E INTERPRETAÇÃO INFERENCIAL. FORAM ANALISADOS 41 RELATÓRIOS. DO PONTO DE VISTA DAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO, OS RESULTADOS APONTARAM QUE TREZE PROFESSORES FORAM IDENTIFICADOS DENTRO DA CONCEPÇÃO TÉCNICA/TRADICIONAL; OITO COM A POSTURA REFLEXIVA, DOIS COM A POSTURA CRÍTICA; DOZE PROFESSORES FORAM IDENTIFICADOS EM UM MISTO DE DUAS OU TRÊS MODELOS E SEIS PROFESSORES NÃO TIVERAM AS CONCEPÇÕES IDENTIFICADAS. DO PONTO DE VISTA DOS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS, TRÊS ESTAGIÁRIOS ENCONTRARAM COMO OBSTÁCULO O DIÁLOGO COM O PROFESSOR, E SEIS AFIRMARAM TER DIFICULDADE CAUSADA PELO DISTANCIAMENTO ENTRE A DIREÇÃO DA ESCOLA E OS PROFESSORES, OU ENTÃO DIFICULDADE EM COMUNICAÇÃO COM A COORDENAÇÃO E/OU DIREÇÃO. TAMBÉM FOI INDICADO COMO UM OBSTÁCULO A DIFICULDADE DE DESCOLAMENTO ATÉ A ESCOLA, APONTADO POR SEIS ESTAGIÁRIOS. DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO-CRÍTICO, PODE-SE AFIRMAR QUE OS OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS REVELAM AS CONDIÇÕES MATERIAIS DE UM AVANÇADO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR, QUE DE ACORDO COM SAVIANI (2012), APROFUNDA A OPOSIÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, REFORÇANDO UMA PRÁTICA ORIENTADA PELA LÓGICA FORMAL. NESTE SENTIDO, OS OBSTÁCULOS SE CONFIGURAM COMO A OPOSIÇÃO ENTRE TEORIA E ATIVISMO (PRÁTICA SEM TEORIA) E ENTRE PRÁTICA E VERBALISMO (TEORIA SEM PRÁTICA) E É COM VISTAS À SUPERAÇÃO DESSA OPOSIÇÃO QUE SE DEVE ORIENTAR A PRÁTICA FORMATIVA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA.
REFERÊNCIAS
BARDIN, L. ANÁLISE DE CONTEÚDO. LISBOA: EDIÇÕES 70, 1979.
SAVIANI, D. PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2012.