Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A DECOLONIALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E OS MATERIAIS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: LIVROS DIDÁTICOS, DECOLONIALIDADE, LEI 10.639/↨03, LEI 10.645/08, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 11: Livros didáticos de sociologia
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PRESENTE PESQUISA, AINDA EM ANDAMENTO, TEM COMO TEMA A PRESENÇA DE CONTEÚDOS QUE PROMOVAM A REPRESENTATIVIDADE ÉTNICA, RACIAL E CULTURAL DOS POVOS COLONIZADOS NO BRASIL, ASSIM COMO É PROPOSTO PELAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08, NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DISPONIBILIZADOS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018. OS OBJETIVOS DA PESQUISA CONSISTEM EM ANALISAR COMO AS CULTURAS AFRO-BRASILEIROS, AFRICANOS E INDÍGENAS SE FAZEM PRESENTES NESTES MATERIAIS DIDÁTICOS, BUSCANDO ENTENDER SE ESSAS CULTURAS APARECEM DE ACORDO COM O PROPOSTO PELAS LEIS CITADAS, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. EM FASE INICIAL, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, A PARTIR DA QUAL FOI REALIZADA UMA BREVE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR EM QUAIS TEMAS A DISCUSSÃO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS SE FAZEM PRESENTES NAS OBRAS. NESTE SEGUNDO MOMENTO, ESTÁ SENDO REALIZADO UM ESTUDO DE BIBLIOGRAFIAS SOBRE O DEBATE DECOLONIAL, BEM COMO SOBRE O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PARA QUE EM SEGUIDA SEJA FEITA UMA SELEÇÃO DAS TEMÁTICAS ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS VIGENTES NAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08, E, POSTERIORMENTE, REALIZAR-SE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA DOS LIVROS E O TRATAMENTO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA.

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