A PRESENTE PESQUISA, AINDA EM ANDAMENTO, TEM COMO TEMA A PRESENÇA DE CONTEÚDOS QUE PROMOVAM A REPRESENTATIVIDADE ÉTNICA, RACIAL E CULTURAL DOS POVOS COLONIZADOS NO BRASIL, ASSIM COMO É PROPOSTO PELAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08, NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DISPONIBILIZADOS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018. OS OBJETIVOS DA PESQUISA CONSISTEM EM ANALISAR COMO AS CULTURAS AFRO-BRASILEIROS, AFRICANOS E INDÍGENAS SE FAZEM PRESENTES NESTES MATERIAIS DIDÁTICOS, BUSCANDO ENTENDER SE ESSAS CULTURAS APARECEM DE ACORDO COM O PROPOSTO PELAS LEIS CITADAS, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. EM FASE INICIAL, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, A PARTIR DA QUAL FOI REALIZADA UMA BREVE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR EM QUAIS TEMAS A DISCUSSÃO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS SE FAZEM PRESENTES NAS OBRAS. NESTE SEGUNDO MOMENTO, ESTÁ SENDO REALIZADO UM ESTUDO DE BIBLIOGRAFIAS SOBRE O DEBATE DECOLONIAL, BEM COMO SOBRE O PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, PARA QUE EM SEGUIDA SEJA FEITA UMA SELEÇÃO DAS TEMÁTICAS ÉTNICO-RACIAIS E CULTURAIS VIGENTES NAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08, E, POSTERIORMENTE, REALIZAR-SE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA DOS LIVROS E O TRATAMENTO DOS DADOS OBTIDOS COM A PESQUISA.