A LEI N° 10.098/2000 DETERMINA ACESSIBILIDADE POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE
SINAIS (LIBRAS) PARA PESSOAS SURDAS. ALGUNS SETORES BUSCAM MINIMIZAR A FALTA DE
COMUNICAÇÃO COM A PESSOA SURDA, UTILIZANDO APLICATIVOS QUE IDENTIFICAM SINAIS DE SUA LÍNGUA
NATIVA, COMO É O CASO DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, OUTRAS CONTRATAM INTÉRPRETES DE LÍNGUA
DE SINAIS, NESSE CONTEXTO ESTÃO GERALMENTE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUINDO ORIENTAÇÕES LEGAIS,
AS IGREJAS, QUANDO OFERECEM UMA COMUNICAÇÃO BILÍNGUE DOS SEUS RITUAIS RELIGIOSOS CONVIDAM
INTÉRPRETES EM SUA MAIORIA VOLUNTÁRIOS, POR FIM, PLACAS INFORMATIVAS TAMBÉM SÃO ENCONTRADAS
EM ALGUNS ESPAÇOS. A SALA DE AULA É UM AMBIENTE FAVORÁVEL A DISCUSSÃO E DEBATES DE
PENSAMENTOS, O APRENDIZADO É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO ESPAÇO ESCOLAR, A INCLUSÃO, O RESPEITO
E A DIVERSIDADE SÃO ESSENCIALMENTE O PONTO DE PARTIDA PARA A COMPREENSÃO E EXPOSIÇÃO DAS
IDEIAS E TEORIAS QUE FAVORECEM A POSSIBILIDADE DE COLOCA-LAS EM PRÁTICA. É POSSÍVEL ENSINAR
SOCIOLOGIA COM O AUXÍLIO DO INTERPRETE SEM QUE ESTE INTERFIRA COM SUAS PRENOÇÕES NAS TEORIAS E
CONCEITOS APRESENTADO DURANTE A INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS PARA A PESSOA SURDA? O OBJETIVO DESSE
TRABALHO É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS COMO MEDIADOR COMUNICATIVO E COMO
O AMBIENTE EDUCACIONAL APRESENTA UM UNIVERSO DE POSIBILIDADES DE PESQUISA PARTINDO DA
EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, TENTANDO COMPREENDER A NEUTRALIDADE DE VALORES. O
PROFESSOR CONSEGUE MANTER UMA NEUTRALIDADE AO PESQUISAR ESSES ELEMENTOS? COM BASE NA
EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES, BUSCAMOS COMPREENDER
ATRAVÉS DE UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COMO OS PROFESSORES E INTÉRPRETES SE RELACIONAM NA
CONSTRUÇÃO DE “INTÉRPRETES DO SABER” E DE QUE FORMA SEUS CONHECIMENTOS CHEGAM AOS ALUNOS
SURDOS SEM QUE AS PRENOÇÕES E VALORES DE NENHUM DOS PROFISSIONAIS SE SOBREPONHA A TEORIAS,
DEBATES E CONCEITOS APRESENTADOS. AS DISCIPLINAS EXERCEM UM PAPEL DETERMINANTE NA VIDA DOS
EDUCANDOS, E ALGUMAS DELAS TOMAM PARA SI, A RESPONSABILIDADE DE DIRECINAMENTO ESPECÍFICO DE
QUESTIONAMENTOS E COMPREENSÃO DO MUNDO. A SOCIOLOGIA ASSUME A MISSÃO DE “DESNATURALIZAR”
E CAUSAR “ESTRANHAMENTO” A TUDO EM SUA VOLTA E POSSIBILITAR AOS ALUNOS A REFLEXÃO E ANÁLISE DO
MUNDO, DA SUA COMUNIDADE OU SEU GRUPO FAMILIAR. DURANTE OS DEBATES EM SALA DE AULA MISTAS,
COM ALUNOS OUVINTES E SURDOS, E COM AUXILIO DE INTERPRETES DE LIBRAS, PERCEBEMOS UMA
NECESSIDADE DE MELHOR AVALIAR OS CONTEÚDOS E A FORMA COMO ENSINAMOS. PARA QUE A INCLUSÃO
SEJA EFICIENTE PRECISAMOS QUESTIONAR NOSSA POSTURA E MÉTODOS DE ENSINAR SOCIOLOGIA. OS DEBATES
EM AULAS DE SOCIOLOGIA SÃO SEMPRE INCLUSIVOS? A LIBRAS ABRANGE TODOS OS IGNIFICADOS E SÍMBOLOS
LINGUÍSTICOS PARA O ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS APRESENTADOS? AO INTERPRETAR É
MANTIDA UMA NEUTRALIDADE DE VALORES? SÃO QUESTÕES QUE DESPERTAM O INTERESSE E A NECESSIDADE
DA PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA SURDO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TODAS AS
SUAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO. OS PROFESSORES NEM SEMPRE ESTÃO PREPARADOS PARA REALIDADES DESAFIADORAS COMO ESTA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS, E A DIFICULDADE AUMENTA QUANDO
NÃO POSSUEM NOÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS OU AUXÍLIO DE INTERPRETE. NESSA PESQUISAR UTILIZAMOS A
OBRA DE LUCIANO ALBINO 10 LIÇÕES SOBRE MAX WEBER. PARA FUNDAMENTAR NOSSA BUSCA CONCEITUAL
E CRISTINA BROGLIA FEITOSA LACERDA. INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS,
PROFESSORES E INTÉRPRETE SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.