A RELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS COM SUBSTÂNCIAS LÍCITAS E ILÍCITAS, OU SIMPLESMENTE DROGAS, PERCORRE A CONSTRUÇÃO DAS REALIDADES SOCIAIS, EM ESPECIAL DO SÉCULO XX ATÉ OS TEMPOS ATUAIS. NESTE SENTIDO, A CONSTRUÇÃO DE UMA ATMOSFERA DIFUSA ACERCA DAS DROGAS - VISTAS COMO MALEFÍCIOS POR VARIADOS GOVERNOS E PARCELAS DA SOCIEDADE OU COMO UMA POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA HUMANA PARA OUTROS GRUPOS - CRIOU AS BASES PARA AÇÕES QUE PROPÕEM QUE AS DROGAS SEJAM ANALISADAS NO ÂMBITO ESCOLAR. ASSIM, UMA PESQUISA DE MESTRADO BUSCOU ANALISAR COMO O USO DO SAMBA OVERDOSE DE COCADA, COMPOSIÇÃO GRAVADA POR BEZERRA DA SILVA NOS ANOS 1990 E QUE FOI ESTRUTURADA EM UM ROTEIRO DIALÓGICO (ESPÉCIE DE ESQUEMA DIDÁTICO), PODE FAZER USO DE ASPECTOS LÚDICOS PARA DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS E FOMENTAR ESPAÇOS EDUCATIVO-PREVENTIVOS ACERCA DO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS. A ANÁLISE COLETIVA DO CONTEÚDO DA COMPOSIÇÃO CITADA E A INTERPRETAÇÃO DOS RELATOS DOS DISCENTES PRODUZIDOS DURANTE A ATIVIDADE, DE ACORDO COM OS PRECEITOS DA REDUÇÃO DE DANOS (RD) DE ENFOQUE EDUCATIVO EM UMA INTERFACE INTERDISCIPLINAR (SABERES BIOLÓGICOS, EMOCIONAIS, HISTÓRICOS E SOCIAIS) DA REALIDADE SOCIAL, TRAZEM TAMBÉM A PROMOÇÃO DE UMA POSTURA CIDADÃ NA COLETIVIDADE ATRAVÉS DA TROCA DE SABERES ENTRE OS PARTICIPANTES FORAM EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NA ATIVIDADE REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UMA CIDADE DA BAIXADA FLUMINENSE, NO RIO DE JANEIRO.