A CHEGADA DA PANDEMIA DE COVID-19, NO BRASIL, TROUXE CONSIGO MUITOS DESAFIOS, ENTRE ELES, OS EDUCACIONAIS. O COTIDIANO DOS PROFESSORES TEVE UMA MUDANÇA BRUSCA, E AS ESCOLAS EM TODO O PAÍS BUSCAM SE ADAPTAR A ESTA NOVA REALIDADE. ESTE ARTIGO PROPÕE APRESENTAR ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, NO ESTADO DE MATO GROSSO, COM OBJETIVO DE FOMENTAR DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO, AULAS ONLINE E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, NESTE PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO. NOSSO APORTE TEÓRICO SÃO AUTORES QUE PENSARAM A EDUCAÇÃO E SUA DINÂMICA, TAIS COMO: BOURDIEU (2014), FLORESTAN FERNANDES (2008), GASPARIN (2015), TARDIF (2012), ENTRE OUTROS. OBSERVA-SE QUE O USO DE NOVAS METODOLOGIAS SE FAZEM NECESSÁRIAS, E QUE BOA PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO SE SENTIAM PREPARADOS PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA, LEVANDO-OS A BUSCAR FORMAÇÕES QUE CONTEMPLEM O APRENDIZADO NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS, TENDO COMO META CHEGAR ATÉ OS ESTUDANTES DE DIVERSAS FORMAS, ENTRE ELAS: PLATAFORMAS DE ENSINO (MICROSOFT TEAMS/GOOGLE CLASSROOM), WHATSAPP, CELULAR, ENTRE OUTRAS. DESTA FORMA, O ARTIGO APRESENTA TAMBÉM, A EXPERIÊNCIA DESSES PROFESSORES QUE PRECISARAM SE REINVENTAR PARA CONTINUAR EXERCENDO A PROFISSÃO A PARTIR DE SUAS RESIDÊNCIAS, EXPONDO SUAS ANGÚSTIAS, FRUSTRAÇÕES E ÊXITOS, NESTA ÉPOCA EM QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA SE IMPÕE, ONDE CADA INDIVIDUO É RESPONSÁVEL POR SI E PELO OUTRO.