NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS SALAS DE AULAS SÃO INÚMEROS E ESTÃO MARCADOS, EM MUITOS CASOS, PELA AUSÊNCIA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR/ALUNO E DESINTERESSE PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM CURRÍCULO QUE CONSIGA ALIAR AS TEORIAS AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES TEM SIDO UM DOS DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER E REFLETIR O PAPEL DA PESQUISA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE ELA POSSIBILITA A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E, ESPECIFICAMENTE, AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS ENQUANTO FERRAMENTAS PARA CONHECER O MUNDO SOCIAL DO QUAL OS ESTUDANTES FAZEM PARTE. A METODOLOGIA ESTÁ BASEADA NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DOS QUAIS DESTACAMOS O UNIVERSO PESQUISADO. ACREDITAMOS QUE OS CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS POSSIBILITEM A APREENSÃO E COMPREENSÃO DOS CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS, E, POR ISSO, O EXERCÍCIO DE TENSIONAR TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE NOS APONTAR PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DESTACAMOS QUE O ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, CULTURA E SOCIEDADES A PARTIR DO OLHAR SOCIOLÓGICO FUNDAMENTA O “ESTRANHAMENTO” E A “DESNATURALIZAÇÃO” COMO MECANISMOS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS E QUE TENDEM A LEVAR OS ESTUDANTES A INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS UNIVERSOS SOCIAIS QUE OS CERCAM E NOS QUAIS FAZEM PARTE.