CÍRCULOS DE DIÁLOGO: RECURSO DIDÁTICO PARA APROFUNDAR OS TEMAS DA SOCIOLOGIA
CLÁUDIA NAIZA DA COSTA FERREIRA
ORIENTADOR DO TRABALHO: JOSÉ MARIA DE JESUS IZQUIERDO VILLOTA
RESUMO
INTRODUÇÃO: ESSE TRABALHO SE DÁ POR ACREDITAR NUMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, QUE VISA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E FOMENTO DE VALORES QUE PODEM FORTALECER A RELAÇÃO MÚTUA ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE. PARTINDO DA COMPREENSÃO DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE FAVORECER A COMUNICAÇÃO E A SOCIABILIDADE ENTRE AS PESSOAS, DE FORMA COGNITIVA E SUBJETIVA, E QUE A SOCIOLOGIA TEM COMO FINALIDADE DESPERTAR O SENTIDO CRÍTICO DOS JOVENS PERANTE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM EM SEU COTIDIANO, BUSCAREMOS APONTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DOS CONTEÚDOS CURRICULARES DESSA DISCIPLINA, APRESENTANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO AS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO. UMA EDUCAÇÃO QUE PREZA PELA CULTURA DE PAZ, PROMOVE O RESPEITO E A DIVERSIDADE CULTURAL. PELIZZOLI CONCEITUA QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO FERRAMENTA DA CULTURA DE PAZ, POR MEIO DE PRÁTICAS DE MEDIAÇÕES DE CONFLITOS. OBJETIVOS: APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO, COMO RECURSO PEDAGÓGICO. METODOLOGIA: ESSE PROJETO DE INTERVENÇÃO TEM COMO MÉTODO A PESQUISA-AÇÃO. REALIZAREMOS O PROJETO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL FRANCISCA ASCENSÃO CUNHA, SITUADA EM JOÃO PESSOA – PB. DESENVOLVIMENTO: DESTACAMOS COMO EXPERIÊNCIAS, A REALIZAÇÃO DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO EM OUTRAS ESCOLAS, COMO: E.M.E.F. ANTÔNIO SANTOS COELHO NETO, JOÃO PESSOA-PB. OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO PODERÃO SER DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, POR SER UM RECURSO DIDÁTICO QUE DESPERTA NOS ALUNOS A COMUNICAÇÃO ATIVA, ABERTA E INCLUSIVA, AJUDANDO A ASSIMILAR OS CONCEITOS DE SOCIOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO É UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE FAVORECE A DISCUSSÃO DOS TEMAS DE SOCIOLOGIA, POSSIBILITA DIÁLOGOS, REFLEXIVIDADE, E O DESPERTAR DOS JOVENS SOBRE SUA CONDIÇÃO JUVENIL. RESULTADOS: DIANTE DO PROJETO DE INTERVENÇÃO AINDA EM CURSO, PODEMOS DESTACAR QUE OS CÍRCULOS DE DIÁLOGO CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E QUE FAVORECE O PROJETO DE VIDA DOS ALUNOS. REFERÊNCIAS: DAYRELL, JUAREZ. A ESCOLA “FAZ” AS JUVENTUDES? REFLEXÕES EM TORNO DA SOCIALIZAÇÃO JUVENIL. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. CAMPINAS/SP, V. 28, N. 100, P. 1105-1128, OUT. 2007. FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 1987. GIDDENS, ANTHONY. A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE. SÃO PAULO, EDITORA. WMF MARTINS FONTES, 3ª ED., 458 P., 2009. HABERMAS, JüRGEN. PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO: ESTUDOS FILOSÓFICOS. RIO DE JANEIRO: TEMPO BRASILEIRO, 1990. HONNETH, AXEL. LUTA POR RECONHECIMENTO: A GRAMÁTICA MORAL DOS CONFLITOS SOCIAIS. SÃO PAULO, 2003. PELIZZOLI, MARCELO. CÍRCULOS DE DIÁLOGO: BASE RESTAURATIVA PARA A JUSTIÇA E OS DIREITOS HUMANOS (IN: DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. SILVA, EDUARDO F., GEDIEL, JOSÉ A. P., TRAUCZYNSKI, SILVIA C. CURITIBA: UNIVERSIDADE POSITIVO, 2014. UNESCO. CULTURA DE PAZ: DA REFLEXÃO À AÇÃO; BALANÇO DA DÉCADA INTERNACIONAL DA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA EM BENEFÍCIO DAS CRIANÇAS DO MUNDO. – BRASÍLIA/SÃO PAULO: ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA, 2010.