Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA OS ALUNOS DO 3° ANO DO IFBA DE JUAZEIRO-BA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PESQUISA, PAPEL DO PROFESSOR Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75650
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 514
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA OS ALUNOS DO 3° ANO DO IFBA DE JUAZEIRO-BA"
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) EM RELAÇÃO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A DISCIPLINA EM SI, OBTIDA DE FORMA\u{A0}OBJETIVA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA REALIZADA PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). É IMPORTANTE DESTACAR, QUE A IMPOSSIBILIDADE DE ENCONTROS PRESENCIAIS, POR CONSEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DO VÍRUS DA COVID19, FOI NECESSÁRIO A ADOÇÃO DE ALGUMAS MEDIDAS CABÍVEIS PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA. NESSA PERSPECTIVA, O MEIO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA PARA CONTINUAR O PROCESSO EDUCACIONAL, UTILIZANDO APLICATIVOS PARA COMUNICAÇÃO EM VÍDEO COM OS ALUNOS. NESSE ÂMBITO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR, ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO, A VISÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA, TENDO EM VISTA A DISTÂNCIA QUE A AULA ONLINE TROUXE E COMO CONSEQUÊNCIA, DIFICULTANDO DESSA FORMA A PERCEPÇÃO DE QUEM SÃO ESSES JOVENS E O QUE ELES PENSAM A RESPEITO DA DISCIPLINA. O FORMULÁRIO FOI COMPOSTO POR 32 PERGUNTAS, SENDO ELAS SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES, BEM COMO SUA PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E O ENSINO REMOTO. TODAVIA, O FOCO CENTRAL DESTA PESQUISA FORAM APENAS AS QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESENVOLVIDA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. COM UM TOTAL DE 82 ESTUDANTES, OS BOLSISTAS CONSEGUIRAM OBTER INFORMAÇÕES DE 28 ALUNOS, SENDO ELES 71,4% DO SEXO FEMININO E 26,6% DO SEXO MASCULINO, COM IDADE ENTRE 16 A 22 ANOS, AUTODECLARADOS, BRANCOS 17,9 %, PARDOS 17,9% E PRETOS 64,3%. ANALISAMOS TAMBÉM AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA DISCIPLINA CONTENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS: VOCÊ GOSTA DE SOCIOLOGIA?” “FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO” E “EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E AS DEMAIS?” ATRAVÉS DESSAS QUESTÕES OBTIVEMOS RESULTADOS POSITIVOS NO QUAL A MAIOR PARTE DOS ALUNOS MOSTRARAM GOSTAR DA DISCIPLINA E A SIGNIFICÂNCIA QUE ELA POSSUI TANTO EM SUA FORMAÇÃO QUANTO NA VIDA APÓS O ENSINO MÉDIO. ADEMAIS, POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR E FILÓSOFO PAULO FREIRE(1987) FRISAMOS O PAPEL DO PROFESSOR COMO INFLUENCIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, DESTACANDO TAMBÉM A SUA FUNÇÃO DE TORNÁ-LOS CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE, APTOS A QUESTIONAR E DEBATER SOBRE O MUNDO. CONTUDO, COM BASE NESSE ARTIGO, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS SALIENTAR AS VISÕES DESSES ALUNOS PARA COM A SOCIOLOGIA, ASSIM COMO TAMBÉM O QUANTO O PROFESSOR É FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES.\r\n
      \r\n
       REFERÊNCIAS: FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 17º ED. RIO DE JANEIRO, PAZ E TERRA, 1987. CAMARGO, ORSON (2016). SOCIOLOGIA O QUE É: SOCIOLOGIA NO BRASIL. BRASIL ESCOLA. BRASIL. V. 1, N.3 (P.35-37). MAIO/AGO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PESQUISA, PAPEL DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID514_22032021185605.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA EVANUELLE ROCHA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RAI"
    "autor_email" => "raissaevanuelle97@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75650
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 514
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA OS ALUNOS DO 3° ANO DO IFBA DE JUAZEIRO-BA"
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) EM RELAÇÃO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A DISCIPLINA EM SI, OBTIDA DE FORMA\u{A0}OBJETIVA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA REALIZADA PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). É IMPORTANTE DESTACAR, QUE A IMPOSSIBILIDADE DE ENCONTROS PRESENCIAIS, POR CONSEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DO VÍRUS DA COVID19, FOI NECESSÁRIO A ADOÇÃO DE ALGUMAS MEDIDAS CABÍVEIS PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA. NESSA PERSPECTIVA, O MEIO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA PARA CONTINUAR O PROCESSO EDUCACIONAL, UTILIZANDO APLICATIVOS PARA COMUNICAÇÃO EM VÍDEO COM OS ALUNOS. NESSE ÂMBITO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR, ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO, A VISÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA, TENDO EM VISTA A DISTÂNCIA QUE A AULA ONLINE TROUXE E COMO CONSEQUÊNCIA, DIFICULTANDO DESSA FORMA A PERCEPÇÃO DE QUEM SÃO ESSES JOVENS E O QUE ELES PENSAM A RESPEITO DA DISCIPLINA. O FORMULÁRIO FOI COMPOSTO POR 32 PERGUNTAS, SENDO ELAS SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES, BEM COMO SUA PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E O ENSINO REMOTO. TODAVIA, O FOCO CENTRAL DESTA PESQUISA FORAM APENAS AS QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESENVOLVIDA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. COM UM TOTAL DE 82 ESTUDANTES, OS BOLSISTAS CONSEGUIRAM OBTER INFORMAÇÕES DE 28 ALUNOS, SENDO ELES 71,4% DO SEXO FEMININO E 26,6% DO SEXO MASCULINO, COM IDADE ENTRE 16 A 22 ANOS, AUTODECLARADOS, BRANCOS 17,9 %, PARDOS 17,9% E PRETOS 64,3%. ANALISAMOS TAMBÉM AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA DISCIPLINA CONTENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS: VOCÊ GOSTA DE SOCIOLOGIA?” “FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO” E “EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E AS DEMAIS?” ATRAVÉS DESSAS QUESTÕES OBTIVEMOS RESULTADOS POSITIVOS NO QUAL A MAIOR PARTE DOS ALUNOS MOSTRARAM GOSTAR DA DISCIPLINA E A SIGNIFICÂNCIA QUE ELA POSSUI TANTO EM SUA FORMAÇÃO QUANTO NA VIDA APÓS O ENSINO MÉDIO. ADEMAIS, POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR E FILÓSOFO PAULO FREIRE(1987) FRISAMOS O PAPEL DO PROFESSOR COMO INFLUENCIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, DESTACANDO TAMBÉM A SUA FUNÇÃO DE TORNÁ-LOS CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE, APTOS A QUESTIONAR E DEBATER SOBRE O MUNDO. CONTUDO, COM BASE NESSE ARTIGO, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS SALIENTAR AS VISÕES DESSES ALUNOS PARA COM A SOCIOLOGIA, ASSIM COMO TAMBÉM O QUANTO O PROFESSOR É FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES.\r\n
      \r\n
       REFERÊNCIAS: FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 17º ED. RIO DE JANEIRO, PAZ E TERRA, 1987. CAMARGO, ORSON (2016). SOCIOLOGIA O QUE É: SOCIOLOGIA NO BRASIL. BRASIL ESCOLA. BRASIL. V. 1, N.3 (P.35-37). MAIO/AGO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PESQUISA, PAPEL DO PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID514_22032021185605.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA EVANUELLE ROCHA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RAI"
    "autor_email" => "raissaevanuelle97@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) EM RELAÇÃO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A DISCIPLINA EM SI, OBTIDA DE FORMA OBJETIVA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA REALIZADA PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). É IMPORTANTE DESTACAR, QUE A IMPOSSIBILIDADE DE ENCONTROS PRESENCIAIS, POR CONSEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DO VÍRUS DA COVID19, FOI NECESSÁRIO A ADOÇÃO DE ALGUMAS MEDIDAS CABÍVEIS PARA COMBATER A DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA. NESSA PERSPECTIVA, O MEIO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA PARA CONTINUAR O PROCESSO EDUCACIONAL, UTILIZANDO APLICATIVOS PARA COMUNICAÇÃO EM VÍDEO COM OS ALUNOS. NESSE ÂMBITO, A PESQUISA FOI REALIZADA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR, ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO, A VISÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA, TENDO EM VISTA A DISTÂNCIA QUE A AULA ONLINE TROUXE E COMO CONSEQUÊNCIA, DIFICULTANDO DESSA FORMA A PERCEPÇÃO DE QUEM SÃO ESSES JOVENS E O QUE ELES PENSAM A RESPEITO DA DISCIPLINA. O FORMULÁRIO FOI COMPOSTO POR 32 PERGUNTAS, SENDO ELAS SOBRE O PERFIL DOS ESTUDANTES, BEM COMO SUA PERCEPÇÃO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E O ENSINO REMOTO. TODAVIA, O FOCO CENTRAL DESTA PESQUISA FORAM APENAS AS QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESENVOLVIDA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS. COM UM TOTAL DE 82 ESTUDANTES, OS BOLSISTAS CONSEGUIRAM OBTER INFORMAÇÕES DE 28 ALUNOS, SENDO ELES 71,4% DO SEXO FEMININO E 26,6% DO SEXO MASCULINO, COM IDADE ENTRE 16 A 22 ANOS, AUTODECLARADOS, BRANCOS 17,9 %, PARDOS 17,9% E PRETOS 64,3%. ANALISAMOS TAMBÉM AS OPINIÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA DISCIPLINA CONTENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS: VOCÊ GOSTA DE SOCIOLOGIA?” “FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO” E “EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E AS DEMAIS?” ATRAVÉS DESSAS QUESTÕES OBTIVEMOS RESULTADOS POSITIVOS NO QUAL A MAIOR PARTE DOS ALUNOS MOSTRARAM GOSTAR DA DISCIPLINA E A SIGNIFICÂNCIA QUE ELA POSSUI TANTO EM SUA FORMAÇÃO QUANTO NA VIDA APÓS O ENSINO MÉDIO. ADEMAIS, POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR E FILÓSOFO PAULO FREIRE(1987) FRISAMOS O PAPEL DO PROFESSOR COMO INFLUENCIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, DESTACANDO TAMBÉM A SUA FUNÇÃO DE TORNÁ-LOS CIDADÃOS ATIVOS NA SOCIEDADE, APTOS A QUESTIONAR E DEBATER SOBRE O MUNDO. CONTUDO, COM BASE NESSE ARTIGO, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS SALIENTAR AS VISÕES DESSES ALUNOS PARA COM A SOCIOLOGIA, ASSIM COMO TAMBÉM O QUANTO O PROFESSOR É FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES. REFERÊNCIAS: FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 17º ED. RIO DE JANEIRO, PAZ E TERRA, 1987. CAMARGO, ORSON (2016). SOCIOLOGIA O QUE É: SOCIOLOGIA NO BRASIL. BRASIL ESCOLA. BRASIL. V. 1, N.3 (P.35-37). MAIO/AGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.