O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL TEM ESTADO PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS CURRÍCULOS PEDAGÓGICOS VIGENTES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES BRASILEIRAS. AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL PARAIBANA, ADOTARAM UM MODELO CURRICULAR A PARTIR DE 2016, PARTINDO DA EXPERIÊNCIA CRIADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO NO INÍCIO DOS ANOS 2000. A PROPOSTA INSERIDA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PARAIBANAS ADOTA A NOÇÃO DE PROTAGONISMO, TENDO O JOVEM COMO O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO JUVENIL PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZA-SE UMA DISCUSSÃO SOBRE JUVENTUDE, PROTAGONISMO JUVENIL, LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E DOCUMENTOS OFICIAIS DO MODELO ADOTADO, ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA ESCOLA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ONLINE COM ALUNOS DAS 2° E 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. EVIDENCIA-SE TAMBÉM INFORMAÇÕES DO COTIDIANO DA ESCOLA DAURA SANTIAGO RANGEL, PARA QUE SE COMPREENDA A RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA COM A IDEIA DE PROTAGONISMO JUVENIL. COMO RESULTADO PODE-SE AFIRMAR QUE OS ESTUDANTES EM SUA MAIORIA REPRODUZEM EM SUAS FALAS AQUILO QUE O MODELO DE ESCOLAS CIDADÃS PROPÕE. ESTA PESQUISA É FRUTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADA: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, DEFENDIDA EM 2020 NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPB.