ESTA PESQUISA DE METODOLOGIA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO, A PARTIR DE UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), ANALISAR OS FATORES QUE ENVOLVEM O FENÔMENO SOCIAL DA EVASÃO E SUA RELAÇÃO COM AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO, JUNTO AOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA EEM DR. JOÃO RIBEIRO RAMOS, EM SOBRAL-CE. ATRAVÉS DA TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA, A PESQUISA CONSTA DOS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS ALUNOS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR EM 2020, ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS JUNTO À ESCOLA (ATA DOS RESULTADOS FINAIS), CENSO ESCOLAR DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ - SEDUC, E OBSERVAÇÃO FLUTUANTE. DE ACORDO COM SONIA RIFFEL E VILMAR MALACARNE, POR EVASÃO, COMPREENDE-SE O ATO DE EVADIR-SE, FUGIR, ABANDONAR; SAIR, DESISTIR; NÃO PERMANECER EM ALGUM LUGAR. QUANDO SE TRATA DE EVASÃO ESCOLAR, ENTENDE-SE A FUGA OU ABANDONO DA ESCOLA EM FUNÇÃO DA REALIZAÇÃO DE OUTRA ATIVIDADE. A PARTIR DA DESNATURALIZAÇÃO E DO ESTRANHAMENTO QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA TRAZ AO AMBIENTE ESCOLAR, ANALISAMOS A EVASÃO, PROBLEMATIZANDO ESSE FENÔMENO SOCIAL E DESCORTINANDO O ENTRELAÇAMENTO DE DESIGUALDADES QUE O ACARRETAM, DENTRO DO ATUAL CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA NO QUAL AFETA O BRASIL E O MUNDO, A PANDEMIA DA COVID-19, NO ANO DE 2020.