ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE NOVOS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS E DIANTE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO SURGE A NECESSIDADE DA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM EVIDENCIAR AS CIÊNCIAS DENTRO DE SUAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. PORTANTO A PROPOSTA DESSE TRABALHO É APRESENTAR NOVOS CAMINHOS DE APRENDIZAGEM DENTRO DO UNIVERSO DIGITAL VOLTADO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA SOCIOLOGIA.
REALIZAMOS A ANALISE DE PROJETOS APLICADOS NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JURANDIR BEZERRA LINS, NA CIDADE DE IGARASSU – PE, NO PERÍODO DE MARÇO DE 2018 A DEZEMBRO DE 2020 COM OS CERCA DE 30 ESTUDANTES ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE DOIS PROJETOS ESPECÍFICOS: O FATO SOCIAL, CANAL DE SOCIOLOGIA NO YOUTUBE, PRODUZIDO ENTRE 2018 E 2019 E O INFOJOVEM, JORNAL INTERATIVO NO INSTAGRAM, DISPONÍVEL NA REDE DESDE ABRIL DE 2020. OS PROJETOS CITADOS CONSEGUIRAM MOBILIZAR CERCA DE 480 ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA A SOCIOLOGIA. DESTA FORMA AVALIAMOS QUE AS REDES SOCIAIS, ALÉM DE UM SIMPLES ENTRETENIMENTO, PODEM SE TORNAR ALIADAS NO PROCESSO EDUCATIVO, AUXILIANDO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL.