ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ. O TEMA DOS JOGOS DIDÁTICOS TEM ATRAÍDO UM CRESCENTE INTERESSE, COMO TESTEMUNHAM SUA INCLUSÃO COMO VERBETE NO DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A REALIZAÇÃO DA I OLIMPÍADA DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2019. SEGUNDO RADAMÉS ROGÉRIO (2020), DENOMINA-SE JOGO DIDÁTICO O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS TENDO POR OBJETIVO A APRENDIZAGEM OU AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. O AUTOR OBSERVA QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE JOGOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA AINDA É ESCASSA. SOMA-SE A ESTE CENÁRIO O HISTÓRICO DE REINTRODUÇÃO RECENTE DA DISCIPLINA, RESULTANDO NO INCIPIENTE DESENVOLVIMENTO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, OS JOGOS PODEM SER RELEVANTES FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. “O JOGO DE CLASSES” MOBILIZA CONCEITOS DA TEORIA MARXISTA, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NO “MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA”. INICIALMENTE, REALIZOU-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOGOS DIDÁTICOS E EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO, ALÉM DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. O JOGO BASEIA-SE NO MONOPOLY, JOGO DE TABULEIRO QUE CONSISTE NA COMPRA E VENDA DE PROPRIEDADES, GANHANDO O JOGADOR QUE OBTIVER MAIS OU QUE NÃO FALIR. O “JOGO DE CLASSES” TEM UMA DUPLA DINÂMICA, COMPETITIVA E COLABORATIVA, E OS JOGADORES PODERÃO SER BURGUESES OU PROLETÁRIOS. OS BURGUESES COMPETEM ENTRE SI E COM OS PROLETÁRIOS BUSCANDO MAIORES GANHOS PARA ADQUIRIR EMPRESAS; JÁ OS PROLETÁRIOS, EMBORA JOGUEM SEPARADAMENTE, TÊM O MESMO OBJETIVO, A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO VIA ACÚMULO DE PONTOS DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE QUE PERMITEM O DESENVOLVIMENTO DE SINDICATOS E A COLETIVIZAÇÃO DE EMPRESAS. O NÚMERO DE JOGADORES É FLEXÍVEL, NECESSITANDO DE NO MÍNIMO DOIS, PODENDO ADAPTAR EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS E TEMPO DISPONÍVEL. EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, ELE FOI ADAPTADO PARA SER JOGADO REMOTAMENTE. O TABULEIRO FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL, PROGRAMANDO-SE BOTÕES COM “MACROS” QUE SIMULAM A RETIRADA DE CARTAS E O ATO DE JOGAR O DADO. A APLICAÇÃO É VIA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA, PROJETANDO-SE O TABULEIRO, COM UM MEDIADOR CONDUZINDO E REALIZANDO AS AÇÕES. O DESENVOLVIMENTO ENCONTRA-SE EM FASE FINAL DE TESTE, COM A EXPECTATIVA DE JOGÁ-LO COM ESTUDANTES EM ABRIL DE 2021, O QUE PERMITIRÁ REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA E IDENTIFICAR MUDANÇAS PARA APERFEIÇOÁ-LO. ESPERA-SE, AO FINAL DO PROCESSO, CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ALÉM DE DISPONIBILIZÁ-LO PARA TODAS E TODOS INTERESSADOS EM UTILIZÁ-LO.
ROGÉRIO, RADAMÉS. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS JOGOS DIDÁTICOS. IN: BRUNETTA, ANTONIO; BODART, CRISTIANO; CIGALES, MARCELO (ORGS.). DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. MACEIÓ, AL: EDITORA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, 2020.