Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIA MARXISTA, LUTA DE CLASSES, CLASSES SOCIAIS Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75655
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 545
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ. O TEMA DOS JOGOS DIDÁTICOS TEM ATRAÍDO UM CRESCENTE INTERESSE, COMO TESTEMUNHAM SUA INCLUSÃO COMO VERBETE NO DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A REALIZAÇÃO DA I OLIMPÍADA DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2019. SEGUNDO RADAMÉS ROGÉRIO (2020), DENOMINA-SE JOGO DIDÁTICO O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS TENDO POR OBJETIVO A APRENDIZAGEM OU AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. O AUTOR OBSERVA QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE JOGOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA AINDA É ESCASSA. SOMA-SE A ESTE CENÁRIO O HISTÓRICO DE REINTRODUÇÃO RECENTE DA DISCIPLINA, RESULTANDO NO INCIPIENTE DESENVOLVIMENTO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, OS JOGOS PODEM SER RELEVANTES FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. “O JOGO DE CLASSES” MOBILIZA CONCEITOS DA TEORIA MARXISTA, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NO “MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA”. INICIALMENTE, REALIZOU-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOGOS DIDÁTICOS E EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO, ALÉM DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. O JOGO BASEIA-SE NO MONOPOLY, JOGO DE TABULEIRO QUE CONSISTE NA COMPRA E VENDA DE PROPRIEDADES, GANHANDO O JOGADOR QUE OBTIVER MAIS OU QUE NÃO FALIR. O “JOGO DE CLASSES” TEM UMA DUPLA DINÂMICA, COMPETITIVA E COLABORATIVA, E OS JOGADORES PODERÃO SER BURGUESES OU PROLETÁRIOS. OS BURGUESES COMPETEM ENTRE SI E COM OS PROLETÁRIOS BUSCANDO MAIORES GANHOS PARA ADQUIRIR EMPRESAS; JÁ OS PROLETÁRIOS, EMBORA JOGUEM SEPARADAMENTE, TÊM O MESMO OBJETIVO, A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO VIA ACÚMULO DE PONTOS DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE QUE PERMITEM O DESENVOLVIMENTO DE SINDICATOS E A COLETIVIZAÇÃO DE EMPRESAS. O NÚMERO DE JOGADORES É FLEXÍVEL, NECESSITANDO DE NO MÍNIMO DOIS, PODENDO ADAPTAR EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS E TEMPO DISPONÍVEL. EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, ELE FOI ADAPTADO PARA SER JOGADO REMOTAMENTE. O TABULEIRO FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL, PROGRAMANDO-SE BOTÕES COM “MACROS” QUE SIMULAM A RETIRADA DE CARTAS E O ATO DE JOGAR O DADO. A APLICAÇÃO É VIA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA, PROJETANDO-SE O TABULEIRO, COM UM MEDIADOR CONDUZINDO E REALIZANDO AS AÇÕES. O DESENVOLVIMENTO ENCONTRA-SE EM FASE FINAL DE TESTE, COM A EXPECTATIVA DE JOGÁ-LO COM ESTUDANTES EM ABRIL DE 2021, O QUE PERMITIRÁ REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA E IDENTIFICAR MUDANÇAS PARA APERFEIÇOÁ-LO. ESPERA-SE, AO FINAL DO PROCESSO, CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ALÉM DE DISPONIBILIZÁ-LO PARA TODAS E TODOS INTERESSADOS EM UTILIZÁ-LO.\r\n
      \r\n
      ROGÉRIO, RADAMÉS. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS JOGOS DIDÁTICOS. IN: BRUNETTA, ANTONIO; BODART, CRISTIANO; CIGALES, MARCELO (ORGS.). DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. MACEIÓ, AL: EDITORA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, 2020.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIA MARXISTA, LUTA DE CLASSES, CLASSES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID545_22032021194506.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENÂNCIO LÁZARO BATALHONE NETO"
    "autor_nome_curto" => "VENÂNCIO"
    "autor_email" => "venancio.batalhone@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75655
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 545
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ. O TEMA DOS JOGOS DIDÁTICOS TEM ATRAÍDO UM CRESCENTE INTERESSE, COMO TESTEMUNHAM SUA INCLUSÃO COMO VERBETE NO DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A REALIZAÇÃO DA I OLIMPÍADA DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2019. SEGUNDO RADAMÉS ROGÉRIO (2020), DENOMINA-SE JOGO DIDÁTICO O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS TENDO POR OBJETIVO A APRENDIZAGEM OU AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. O AUTOR OBSERVA QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE JOGOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA AINDA É ESCASSA. SOMA-SE A ESTE CENÁRIO O HISTÓRICO DE REINTRODUÇÃO RECENTE DA DISCIPLINA, RESULTANDO NO INCIPIENTE DESENVOLVIMENTO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, OS JOGOS PODEM SER RELEVANTES FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. “O JOGO DE CLASSES” MOBILIZA CONCEITOS DA TEORIA MARXISTA, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NO “MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA”. INICIALMENTE, REALIZOU-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOGOS DIDÁTICOS E EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO, ALÉM DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. O JOGO BASEIA-SE NO MONOPOLY, JOGO DE TABULEIRO QUE CONSISTE NA COMPRA E VENDA DE PROPRIEDADES, GANHANDO O JOGADOR QUE OBTIVER MAIS OU QUE NÃO FALIR. O “JOGO DE CLASSES” TEM UMA DUPLA DINÂMICA, COMPETITIVA E COLABORATIVA, E OS JOGADORES PODERÃO SER BURGUESES OU PROLETÁRIOS. OS BURGUESES COMPETEM ENTRE SI E COM OS PROLETÁRIOS BUSCANDO MAIORES GANHOS PARA ADQUIRIR EMPRESAS; JÁ OS PROLETÁRIOS, EMBORA JOGUEM SEPARADAMENTE, TÊM O MESMO OBJETIVO, A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO VIA ACÚMULO DE PONTOS DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE QUE PERMITEM O DESENVOLVIMENTO DE SINDICATOS E A COLETIVIZAÇÃO DE EMPRESAS. O NÚMERO DE JOGADORES É FLEXÍVEL, NECESSITANDO DE NO MÍNIMO DOIS, PODENDO ADAPTAR EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS E TEMPO DISPONÍVEL. EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, ELE FOI ADAPTADO PARA SER JOGADO REMOTAMENTE. O TABULEIRO FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL, PROGRAMANDO-SE BOTÕES COM “MACROS” QUE SIMULAM A RETIRADA DE CARTAS E O ATO DE JOGAR O DADO. A APLICAÇÃO É VIA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA, PROJETANDO-SE O TABULEIRO, COM UM MEDIADOR CONDUZINDO E REALIZANDO AS AÇÕES. O DESENVOLVIMENTO ENCONTRA-SE EM FASE FINAL DE TESTE, COM A EXPECTATIVA DE JOGÁ-LO COM ESTUDANTES EM ABRIL DE 2021, O QUE PERMITIRÁ REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA E IDENTIFICAR MUDANÇAS PARA APERFEIÇOÁ-LO. ESPERA-SE, AO FINAL DO PROCESSO, CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ALÉM DE DISPONIBILIZÁ-LO PARA TODAS E TODOS INTERESSADOS EM UTILIZÁ-LO.\r\n
      \r\n
      ROGÉRIO, RADAMÉS. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS JOGOS DIDÁTICOS. IN: BRUNETTA, ANTONIO; BODART, CRISTIANO; CIGALES, MARCELO (ORGS.). DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. MACEIÓ, AL: EDITORA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, 2020.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIA MARXISTA, LUTA DE CLASSES, CLASSES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID545_22032021194506.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENÂNCIO LÁZARO BATALHONE NETO"
    "autor_nome_curto" => "VENÂNCIO"
    "autor_email" => "venancio.batalhone@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “O JOGO DE CLASSES”, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ. O TEMA DOS JOGOS DIDÁTICOS TEM ATRAÍDO UM CRESCENTE INTERESSE, COMO TESTEMUNHAM SUA INCLUSÃO COMO VERBETE NO DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E A REALIZAÇÃO DA I OLIMPÍADA DE SOCIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2019. SEGUNDO RADAMÉS ROGÉRIO (2020), DENOMINA-SE JOGO DIDÁTICO O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS TENDO POR OBJETIVO A APRENDIZAGEM OU AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO. O AUTOR OBSERVA QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE JOGOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA AINDA É ESCASSA. SOMA-SE A ESTE CENÁRIO O HISTÓRICO DE REINTRODUÇÃO RECENTE DA DISCIPLINA, RESULTANDO NO INCIPIENTE DESENVOLVIMENTO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, OS JOGOS PODEM SER RELEVANTES FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. “O JOGO DE CLASSES” MOBILIZA CONCEITOS DA TEORIA MARXISTA, BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NO “MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA”. INICIALMENTE, REALIZOU-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOGOS DIDÁTICOS E EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO, ALÉM DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. O JOGO BASEIA-SE NO MONOPOLY, JOGO DE TABULEIRO QUE CONSISTE NA COMPRA E VENDA DE PROPRIEDADES, GANHANDO O JOGADOR QUE OBTIVER MAIS OU QUE NÃO FALIR. O “JOGO DE CLASSES” TEM UMA DUPLA DINÂMICA, COMPETITIVA E COLABORATIVA, E OS JOGADORES PODERÃO SER BURGUESES OU PROLETÁRIOS. OS BURGUESES COMPETEM ENTRE SI E COM OS PROLETÁRIOS BUSCANDO MAIORES GANHOS PARA ADQUIRIR EMPRESAS; JÁ OS PROLETÁRIOS, EMBORA JOGUEM SEPARADAMENTE, TÊM O MESMO OBJETIVO, A REVOLUÇÃO DO PROLETARIADO VIA ACÚMULO DE PONTOS DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE QUE PERMITEM O DESENVOLVIMENTO DE SINDICATOS E A COLETIVIZAÇÃO DE EMPRESAS. O NÚMERO DE JOGADORES É FLEXÍVEL, NECESSITANDO DE NO MÍNIMO DOIS, PODENDO ADAPTAR EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS E TEMPO DISPONÍVEL. EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, ELE FOI ADAPTADO PARA SER JOGADO REMOTAMENTE. O TABULEIRO FOI DESENVOLVIDO NO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL, PROGRAMANDO-SE BOTÕES COM “MACROS” QUE SIMULAM A RETIRADA DE CARTAS E O ATO DE JOGAR O DADO. A APLICAÇÃO É VIA PLATAFORMA DE VIDEOCONFERÊNCIA, PROJETANDO-SE O TABULEIRO, COM UM MEDIADOR CONDUZINDO E REALIZANDO AS AÇÕES. O DESENVOLVIMENTO ENCONTRA-SE EM FASE FINAL DE TESTE, COM A EXPECTATIVA DE JOGÁ-LO COM ESTUDANTES EM ABRIL DE 2021, O QUE PERMITIRÁ REFLETIR SOBRE A EXPERIÊNCIA E IDENTIFICAR MUDANÇAS PARA APERFEIÇOÁ-LO. ESPERA-SE, AO FINAL DO PROCESSO, CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ALÉM DE DISPONIBILIZÁ-LO PARA TODAS E TODOS INTERESSADOS EM UTILIZÁ-LO. ROGÉRIO, RADAMÉS. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS JOGOS DIDÁTICOS. IN: BRUNETTA, ANTONIO; BODART, CRISTIANO; CIGALES, MARCELO (ORGS.). DICIONÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. MACEIÓ, AL: EDITORA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, 2020.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.