RESUMO
ESTE TRABALHO TEM COMO INTUITO APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “DIALOGANDO NAS ESCOLAS”, DESENVOLVIDA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB). TRATA-SE DE UMA AÇÃO EM ANDAMENTO QUE OBJETIVA PROPICIAR UM AMBIENTE DE DIÁLOGO, PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES, DE FORMA VIRTUAL, CONSIDERANDO O ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA. AS AÇÕES DE EXTENSÃO SE PROPÕEM EM FORTALECER E DINAMIZAR PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, REALIZANDO ENCONTROS E RODAS DE CONVERSA VIRTUAIS, ABORDANDO QUESTÕES E TEMÁTICAS RELEVANTES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DO MACIÇO DE BATURITÉ-CE, DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA (COVID-19) NO ANO 2021. O TEMA GERAL DAS LIVES REALIZADAS DE FORMA REMOTA É “CURRÍCULO E COLONIALIDADE: DIALOGANDO SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO DAS MENTES E CORPOS NO ENSINO MÉDIO”. TENDO COMO TEMÁTICAS ESPECÍFICAS A DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO COMO INSTRUMENTO DE PRIVILÉGIO E REPRODUÇÃO DOS SABERES DOMINANTES; RACISMO NO ENSINO MÉDIO; O FEMINICÍDIO DAS MULHERES NEGRAS; A DESCONSTRUÇÃO DA INFERIORIZAÇÃO DOS SUBALTERNIZADOS; A INVENÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO; A INTERCULTURALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR; RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE DE MATRIZES AFRICANAS; E, A DEMOCRACIA NA ESCOLA. AS TEMÁTICAS FORAM PENSADAS NO SENTIDO DE CONTRIBUIR COM O ROMPIMENTO DE UM ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA BASEADO EM AUTORES E CONCEITOS EUROCENTRADOS. O TRABALHO PRETENDE TAMBÉM CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DE CERTOS DESAFIOS DA PRÁTICA DE ENSINO NO PERÍODO PANDÊMICO, COM A POTENCIALIZAÇÃO DO EMPREGO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO. IMPORTA SUBLINHAR QUE TODAS AS AÇÕES NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO ANCORADAS NO AMBIENTE DE DIÁLOGO, PARTILHA E CONSTRUÇÃO DE SABERES EM BUSCA DE FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS E INTERAÇÕES ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ E A UNILAB. AS ESCOLAS ENVOLVEM-SE NAS AÇÕES EM TRÊS ASPECTOS: NO PLANEJAMENTO ATRAVÉS DO DIÁLOGO SOBRE TEMÁTICAS; (2) NA ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES NO ESPAÇO VIRTUAL DOS ENCONTROS, ATRAVÉS DO CONVITE E SENSIBILIZAÇÃO A PARTICIPAÇÃO NAS LIVES JUNTO AOS ESTUDANTES E COLEGAS DOCENTES DAS ESCOLAS; E (3) NA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES ESPECÍFICAS REALIZADAS EM CADA ESCOLA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE RELATOS E REGISTROS POR PARTE DE ESTUDANTES. BUSCANDO AINDA, IMPACTAR DE FORMA SIGNIFICATIVA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM SOCIOLOGIA ENVOLVIDOS NA REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO, PELA PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AÇÕES. PERPASSA ESSA AÇÃO O PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO DIALÓGICA, DA RELAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E DOS IMPACTOS DA FORMAÇÃO NO ESTUDANTE E NA SOCIEDADE ENCONTRA RESPALDO NA EDUCAÇÃO POPULAR, POIS DECORRE DE UM MOVIMENTO DE ABERTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A COMUNIDADE NA QUAL ELA SE SITUA. ESSA ABERTURA SIGNIFICA QUE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA SE REALIZA IMBRICADA NO E COM O MEIO SOCIAL. DESSA FORMA, ESSE PROJETO DE EXTENSÃO BUSCA CONSTITUIR DINÂMICAS ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS CRÍTICOS E APRENDIZAGENS. PROPICIANDO AOS AGENTES, MESMO EM UM CONTEXTO DE INCERTEZAS, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CRIANDO E RECRIANDO ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS RELEVANTES AO CONTEXTO ESCOLAR E A APROPRIAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DAS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS.