Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

POTENCIALIDADES DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA UNILAB-CE (2021) NA BUSCA DE CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM UMA HISTÓRIA DE (DES)CONTINUIDADES. COM A INTRODUÇÃO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR NAS DÉCADAS 1930 E 1940, ELA COMO CIÊNCIA CONSOLIDA A SUA PRESENÇA NA ACADEMIA, MAS ENQUANTO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO, ENFRENTA QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS. A HISTÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO BRASIL MOSTRA A PREPONDERÂNCIA, AO LONGO DO TEMPO, DA FORMAÇÃO EM BACHARELADO EM DETRIMENTO DAS LICENCIATURAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. EM FUNÇÃO DISSO, FORMAVAM-SE MAIS PESQUISADORES QUE DOCENTES. ASSIM, A CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS FICOU FRAGILIZADA, GERANDO A DISCREPÂNCIA ENTRE AVANÇO DE SOCIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA E ELA ENQUANTO DISCIPLINA. CONTUDO, HOUVE UM INCREMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, SOBRETUDO A PARTIR DA LEI 11.684 DE 2008 QUE INSTITUCIONALIZOU A FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA EM TODAS AS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR, COMO DEMOSTRA OS ESTUDOS DE BODART E TAVARES (2020). ESSA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO, SERVE PARA A DEMARCAÇÃO DO TEMA DESTE TRABALHO QUE SE REFERE AOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA. ESPECIFICAMENTE, ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O SUBPROJETO DE PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE SOCIOLOGIA DA UNILAB-CE PARA COMPREENDER O SEU POTENCIAL NA MITIGAÇÃO DESSA DISCREPÂNCIA. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE ESTE SUBPROJETO DISCERNE E SISTEMATIZA POTENCIALIDADES E FRAQUEZAS DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E TENTA TRADUZI-LAS NA PRÁTICA UNIVERSITÁRIA. A PESQUISA É QUALITATIVA. A METODOLOGIA USADA É DE CUNHO ANALÍTICO, ISTO É, ANALISAR O SUBPROJETO DE RP SOCIOLOGIA, EXPLORANDO SEUS OBJETIVOS, METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM ESCOLAS. O SUBPROJETO RPS PROCURA MINIMIZAR FRACA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS AO PRETENDER ARTICULÁ-LAS “[...] POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SITUADAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA, CONTEMPLADAS NAS DIMENSÕES ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E QUE POSSAM ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL”. E NÃO SÓ, TAMBÉM, “PROMOVER A INSERÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DAS REGIÕES DO MACIÇO DE BATURITÉ [...]” COMO FORMA DE PERMITIR-LHES “[...] VIVENCIAR PRÁTICAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ORIENTADAS NO PRINCÍPIO DA PRÁXIS E NO EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO DOS SABERES DA SOCIOLOGIA” (COSTA, 2020, P. 85). A EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA É DIFERENTE DA EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA (SOUZA ET AL, 2015). MAS, APROXIMAR LICENCIANDOS ÀS ESCOLAS COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AJUDARÁ MITIGAR DIFICULDADES PROFISSIONAIS (ROGÉRIO ET AL, 2018). ESTE SUBPROJETO BUSCA ATENDER ESSA DEMANDA AO QUERER “POSSIBILITAR AOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA BÁSICA QUE POSSAM OPORTUNIZAR O PROCESSO CONSTRUTIVO DO SER PROFESSOR DE SOCIOLOGIA CONSOLIDANDO EXPERIÊNCIAS [...]”. POIS, DISPÕE-SE USAR “[...] DIFERENTES LINGUAGENS ENQUANTO POSSIBLIDADES DE MEDIAÇÃO PARA TRABALHAR TEMÁTICAS E CONTEÚDOS PRESENTES NA SOCIOLOGIA DA ESCOLA BÁSICA, COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, CONCEBENDO O ENSINO NO PROCESSO DIALÉTICO, HISTÓRICO-CRÍTICO E PRODUTOR DE SIGNIFICADOS” (COSTA, 2020, P. 85). O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ ASSENTE, ENTRE OUTROS TEÓRICOS, EM ROWER ET AL (2019); ZAN (2011) E SOUZA (2015). OS DADOS ENCONTRADOS APONTAM PARA A CONFIRMAÇÃO DA HIPÓTESE LEVANTADA DE QUE ESTE SUBPROJETO RESPONDE ÀS NECESSIDADES DA SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO.

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