Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DAS MUDANÇAS SUSCITADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, GESTÃO ESCOLA, PLANEJAMENTO, BNCC, Comunicação Oral (CO) GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ESTUDO BUSCA COMPREENDER OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DIANTE DA NECESSIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ATUAL CENÁRIO DE MUDANÇAS SUSCITADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A FIM DE ALCANÇAR ESTE PROPÓSITO, UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DISCUTINDO AUTORES COMO NÓVOA, LIBÂNEO, KUENZER E OUTROS, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE NÃO HÁ PRODUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO SOBRE A QUESTÃO, APENAS A PROPOSIÇÃO DE UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE É IMPRESCINDÍVEL A ATUAÇÃO DOS GESTORES E A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NO CENÁRIO DE EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE, ASSIM COMO A MULTIPLICIDADE DE SABERES, ACRESCIDAS ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS QUE EXIGEM DO PROFESSOR UM PREPARO CONTÍNUO. A PERCEPÇÃO, A PARTIR DO ESTUDO, PERMITE CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO EM SERVIÇO É, AO MESMO TEMPO, NECESSIDADE E DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE TÊM NO PLANEJAMENTO ESCOLAR E NA GESTÃO POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DESSE CENÁRIO.

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