Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

GÊNERO E IDENTIDADES JUVENIS: A ESCOLA COMO CAMPO DE ESTUDO

Palavra-chaves: GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA, IDENTIDADES, Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75657
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "GÊNERO E IDENTIDADES JUVENIS: A ESCOLA COMO CAMPO DE ESTUDO"
    "resumo" => "AO OLHARMOS PARA A MULTIPLICIDADE DAS JUVENTUDES ESCOLARES, DEVEMOS NOS ATENTAR PARA AS SUAS IDENTIDADES SOCIAIS E CULTURAIS. ESTAS, POR CONSEGUINTE, PODEM SER PENSADAS A PARTIR DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, CLASSE SOCIAL, ÉTNICO-RACIAIS, SÓCIO-GEOGRÁFICAS, RELIGIOSAS, GERACIONAL, ETC. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO O DEBATE DE GÊNERO, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL, DIALOGA COM OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS TENDO COMO CAMPO ANALÍTICO A ESCOLA. PARA TANTO, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA E IDENTIDADES, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. COMO RESULTADO, ENTENDE-SE QUE, ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL, MULTICULTURAL E FEMINISTA, A ABORDAGEM SOBRE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES TORNA-SE UMA FERRAMENTA DECISIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PLURAL E INCLUSIVA QUE DIALOGUE E COMPREENDA OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA, IDENTIDADES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID907_22032021204413.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELANE MENDONÇA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EVELANE"
    "autor_email" => "evelane.mendonca1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75657
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 907
    "titulo" => "GÊNERO E IDENTIDADES JUVENIS: A ESCOLA COMO CAMPO DE ESTUDO"
    "resumo" => "AO OLHARMOS PARA A MULTIPLICIDADE DAS JUVENTUDES ESCOLARES, DEVEMOS NOS ATENTAR PARA AS SUAS IDENTIDADES SOCIAIS E CULTURAIS. ESTAS, POR CONSEGUINTE, PODEM SER PENSADAS A PARTIR DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, CLASSE SOCIAL, ÉTNICO-RACIAIS, SÓCIO-GEOGRÁFICAS, RELIGIOSAS, GERACIONAL, ETC. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO O DEBATE DE GÊNERO, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL, DIALOGA COM OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS TENDO COMO CAMPO ANALÍTICO A ESCOLA. PARA TANTO, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA E IDENTIDADES, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. COMO RESULTADO, ENTENDE-SE QUE, ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL, MULTICULTURAL E FEMINISTA, A ABORDAGEM SOBRE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES TORNA-SE UMA FERRAMENTA DECISIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PLURAL E INCLUSIVA QUE DIALOGUE E COMPREENDA OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA, IDENTIDADES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID907_22032021204413.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELANE MENDONÇA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EVELANE"
    "autor_email" => "evelane.mendonca1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

AO OLHARMOS PARA A MULTIPLICIDADE DAS JUVENTUDES ESCOLARES, DEVEMOS NOS ATENTAR PARA AS SUAS IDENTIDADES SOCIAIS E CULTURAIS. ESTAS, POR CONSEGUINTE, PODEM SER PENSADAS A PARTIR DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, CLASSE SOCIAL, ÉTNICO-RACIAIS, SÓCIO-GEOGRÁFICAS, RELIGIOSAS, GERACIONAL, ETC. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER COMO O DEBATE DE GÊNERO, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL, DIALOGA COM OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS TENDO COMO CAMPO ANALÍTICO A ESCOLA. PARA TANTO, PARTINDO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU-SE COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DAS CATEGORIAS DE GÊNERO, JUVENTUDES, ESCOLA E IDENTIDADES, ASSIM COMO A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. COMO RESULTADO, ENTENDE-SE QUE, ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL, MULTICULTURAL E FEMINISTA, A ABORDAGEM SOBRE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES TORNA-SE UMA FERRAMENTA DECISIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PLURAL E INCLUSIVA QUE DIALOGUE E COMPREENDA OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS JUVENIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.