A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM TORITAMA/PE É O PONTO DE PARTIDA DESTA PESQUISA. A CHAMADA CAPITAL DO JEANS TEM NA CONFECÇÃO O PRINCIPAL MOTOR DE SUA ECONOMIA E UM DOS PRINCIPAIS TRAÇOS DO SEU COTIDIANO. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO, NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO, BUSCAMOS INVESTIGAR COMO OS JOVENS CONCILIAM OU NÃO AS ATIVIDADES ESCOLARES E O TRABALHO NA CONFECÇÃO E COMO PROJETAM SEU FUTURO A PARTIR DESSA REALIDADE. O ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO COM 60 ESTUDANTES LIGADOS À CONFECÇÃO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO E GRUPOS FOCAIS. OBSERVAMOS QUE O TRABALHO NA CONFECÇÃO É MARCADO PELA INFORMALIDADE E REPERCUTE NA VIDA SOCIAL COMO UM TODO. NA EDUCAÇÃO A VIVÊNCIA ESCOLAR É INFLUENCIADA PELO ELEMENTO DO TRABALHO, O QUE NOS PERMITIU A REFLEXÃO A PARTIR DO CONCEITO DE HABITUS EM BOURDIEU. O ESGOTAMENTO FÍSICO DECORRENTE DAS JORNADAS PROLONGADAS E AS DIFICULDADES DE PROSPERAR FINANCEIRAMENTE TÊM DESESTIMULADO OS ESTUDANTES A PERMANECER NO RAMO, FAZENDO COM QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS. NO GRUPO PESQUISADO FOI CITADO COM ÊNFASE O DESEJO DE SEGUIR CARREIRA UNIVERSITÁRIA. TAL DISPOSIÇÃO QUE CRESCE ENTRE OS ESTUDANTES/TRABALHADORES PARECE SER UM REFLEXO, POR UM LADO, DA FALTA DE PERSPECTIVA COM A CONFECÇÃO E, POR OUTRO, DAS POSSIBILIDADES OBJETIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DAS POLÍTICAS DE ACESSO À UNIVERSIDADE.