Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DOCENTES, COVID-19 Comunicação Oral (CO) GT 11: Livros didáticos de sociologia
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75717 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM 1997. A LEI 11.684 DE 2008 AMPLIOU E REFORÇOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ÁREA, MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PARA A MANUTENÇÃO DA DISCIPLINA QUE PASSA PELA ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS E FORTALECIMENTO DA CARREIRA DOCENTE. DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2020, APONTAM QUE O DISTRITO FEDERAL TEM 341 PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, DOS QUAIS APENAS 138 SÃO LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DF. PARA ISSO SÃO ANALISADOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 27 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO ENTRE OS MESES DE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASA NO CONCEITO DE HABITUS DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER COMO OS/AS PROFESSORES/AS AGENCIAM AS DIFICULDADES DOCENTES DIANTE DAS VARIÁVEIS COMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS E USOS DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PANDEMIA DA COVID-19, ACENTUOU AS DIFICULDADES DO TRABALHO DOCENTE, INCLUINDO UMA DIMINUIÇÃO NO USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS AULAS REMOTAS.O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DOCENTES, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID844_07042021190706.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO PINHEIRO CIGALES" "autor_nome_curto" => "CIGALES" "autor_email" => "marcelo.cigales@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75717 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM 1997. A LEI 11.684 DE 2008 AMPLIOU E REFORÇOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ÁREA, MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PARA A MANUTENÇÃO DA DISCIPLINA QUE PASSA PELA ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS E FORTALECIMENTO DA CARREIRA DOCENTE. DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2020, APONTAM QUE O DISTRITO FEDERAL TEM 341 PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, DOS QUAIS APENAS 138 SÃO LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DF. PARA ISSO SÃO ANALISADOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 27 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO ENTRE OS MESES DE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASA NO CONCEITO DE HABITUS DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER COMO OS/AS PROFESSORES/AS AGENCIAM AS DIFICULDADES DOCENTES DIANTE DAS VARIÁVEIS COMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS E USOS DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PANDEMIA DA COVID-19, ACENTUOU AS DIFICULDADES DO TRABALHO DOCENTE, INCLUINDO UMA DIMINUIÇÃO NO USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS AULAS REMOTAS.O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: Livros didáticos de sociologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS DOCENTES, COVID-19" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA112_ID844_07042021190706.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO PINHEIRO CIGALES" "autor_nome_curto" => "CIGALES" "autor_email" => "marcelo.cigales@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM 1997. A LEI 11.684 DE 2008 AMPLIOU E REFORÇOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ÁREA, MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PARA A MANUTENÇÃO DA DISCIPLINA QUE PASSA PELA ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS E FORTALECIMENTO DA CARREIRA DOCENTE. DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2020, APONTAM QUE O DISTRITO FEDERAL TEM 341 PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, DOS QUAIS APENAS 138 SÃO LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DF. PARA ISSO SÃO ANALISADOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 27 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO ENTRE OS MESES DE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASA NO CONCEITO DE HABITUS DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER COMO OS/AS PROFESSORES/AS AGENCIAM AS DIFICULDADES DOCENTES DIANTE DAS VARIÁVEIS COMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS E USOS DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PANDEMIA DA COVID-19, ACENTUOU AS DIFICULDADES DO TRABALHO DOCENTE, INCLUINDO UMA DIMINUIÇÃO NO USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS AULAS REMOTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.