O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM 1997. A LEI 11.684 DE 2008 AMPLIOU E REFORÇOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ÁREA, MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PARA A MANUTENÇÃO DA DISCIPLINA QUE PASSA PELA ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS E FORTALECIMENTO DA CARREIRA DOCENTE. DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2020, APONTAM QUE O DISTRITO FEDERAL TEM 341 PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, DOS QUAIS APENAS 138 SÃO LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DF. PARA ISSO SÃO ANALISADOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 27 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO ENTRE OS MESES DE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASA NO CONCEITO DE HABITUS DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER COMO OS/AS PROFESSORES/AS AGENCIAM AS DIFICULDADES DOCENTES DIANTE DAS VARIÁVEIS COMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS E USOS DO LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PANDEMIA DA COVID-19, ACENTUOU AS DIFICULDADES DO TRABALHO DOCENTE, INCLUINDO UMA DIMINUIÇÃO NO USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS AULAS REMOTAS.