Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS

Palavra-chaves: ENSINO DA SOCIOLOGIA, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA., Comunicação Oral (CO) GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75661
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA SOCIOLOGIA, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID261_22032021220844.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA VERONICA DE AZEVEDO BRAYNER"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA BRAYNER"
    "autor_email" => "tittabrayner@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75661
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS E TIK TOK - GÊNEROS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA SOCIOLOGIA, APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID261_22032021220844.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA VERONICA DE AZEVEDO BRAYNER"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA BRAYNER"
    "autor_email" => "tittabrayner@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PRESENTE PESQUISA APRESENTA RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPÕE-SE ANALISAR E DEMONSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, COMPREENDER E APRESENTAR A IMPORTÂNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA COMO FATOR QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. FORAM ELENCADAS UMA PRÁTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E USO DAS NOVAS TDIC (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) - SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS – ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. VERIFICOU-SE E ANALISOU-SE O RESULTADO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES, OBSERVADOS NA LITERATURA E ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO FACILITAM A APRENDIZAGEM E A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CARÁTER INDUTIVO NO INTUITO DE MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTÁ FUNDAMENTADA EM (PAULO FREIRE, 1996, DEWEY, 1959, BERGMAN E SAMS, 2016, BACICH, MORAN 2017). DESSA MANEIRA, PERCEBEU-SE QUE METODOLOGIAS ATIVAS AMPLIAM AS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS, POSSIBILITANDO O AUMENTO DE NOVAS HABILIDADES E MAXIMIZANDO AS CAPACIDADES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS COMO AUTONOMIA, CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.