Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

OS JOVENS ESTUDANTES COMO CENTRO DAS OCUPAÇÕES: O CASO DAS OCUPAÇÕES EM SÃO PAULO

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O TRABALHO TRATA DAS OCUPAÇÕES OCORRIDAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO EM 2015 QUANDO FOI PROPOSTO UM PROJETO DE REORGANIZAÇÃO PELO ENTÃO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIM. ESTE PROJETO, FOI PENSADO PARA ENXUGAR OS GASTOS PÚBLICOS REFERENTES A EDUCAÇÃO, QUE CULMINARIA NO FECHAMENTO DE CERCA DE 94 UNIDADES PELO ESTADO. OS OBJETIVOS DO ARTIGO SÃO COMPREENDER COMO A ORGANIZAÇÃO DAS JUVENTUDES POSSIBILITOU A SUSPENSÃO DO PROJETO E ENTENDER DE QUE FORMA A ESCOLA SE CONSOLIDOU COMO ESPAÇO DE LUTA E DE REINVIDICAÇÃO DE DIREITOS. A METODOLOGIA DA PESQUISA BASEIA-SE EM REVISÃO DE LITERATURA DE TEXTOS DA BASE CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) E SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE). O PRESENTE TRABALHO DESTACA COMO OS JOVENS SE ORGANIZARAM PARA AS OCUPAÇÕES, ASSUMINDO PROTAGONISMO FRENTE A POLÍTICAS SUBMETIDAS E DE QUE MANEIRA ELES TRANSFORMARAM A ESCOLA EM UM ESPAÇO DE RESISTÊNCIA. OS PRINCIPAIS REFERENCIAS TEORICOS UTILIZADOS FORAM CARRANO (2016), RIBEIRO E PULINO (2019) E CARTINI E MELLO (2016). TODOS FORAM IMPORTANTES, EM DIFERENTES SENTIDOS, PARA CONSTRUÇÃO DE UMA BASE TEÓRICA PARA DISCUSSÃO. COMO RESULTADO DO TRABALHO NOTA-SE QUE O PROJETO DE REORGANIZAÇÃO FOI SUSPENSO MEDIANTE MOBILIZAÇÃO COLETIVA DOS ESTUDANTES, DOS PROFESSORES E DE OUTRAS CATEGORIAS POLÍTICAS QUE APOIARAM AS OCUPAÇÕES, DESSA FORMA OS JOVENS ASSUMIRAM O PROTAGONISMO AO ENCONTRAR NA ESCOLA UM ESPAÇO DE LUTA E DE DEFESA DE DIREITOS.

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