OS TEMAS ESTADO, NATUREZA E CULTURA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO TRAZ O QUE PODEMOS CHAMAR DE TRANSDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE OU ALGUNS AUTORES QUE CONCEITUAM COMO MULTIDISCIPLINARIDADE DA SOCIOLOGIA COM AS “ARTES, OU NO CASO ESPECÍFICO DA LITERATURA, A SIMBIOSE É MAIS ACENTUADA. A RELEVÂNCIA É QUE NÃO HÁ TEORIA ESTÉTICA, HISTÓRIA DA ARTE, CRÍTICA LITERÁRIA QUE PRESCINDAM INTEIRAMENTE DE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS”. (OCEM, PG.114) E AS DISCIPLINAS SE COMPLEMENTAM, UMA DÁ BASE E A OUTRA FUNDAMENTA. DESTA FORMA JUSTIFICA-SE A ESCOLHA DO LIVRO LITERÁRIO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO COMO OBJETO DE ESTUDOS SOCIOLÓGICOS A FIM DE PRODUZIR UM MATERIAL DIDÁTICO E UMA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM TOMANDO POR BASE A OBRA FICCIONAL PARA LEVANTAR, CONTEXTUALIZAR, ANALISAR OS DISCURSOS PRESENTES E SINTETIZAR INFORMAÇÕES, CONCEITOS, TEORIAS E TEMAS PERCEBIDOS E REPRESENTADOS NA OBRA. HOJE ISTO É POSSÍVEL POR MEIO DAS NOVAS FERRAMENTAS E OS NOVOS “LAYOUT’S” DE TEXTUALIZAÇÃO, A ORGANIZAÇÃO DAS PALAVRAS ATRAVÉS DOS GÊNEROS E OS SUPORTES ONDE SÃO PUBLICADOS, ASSIM COMO O PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI, UM DOS MAIORES LINGUISTAS BRASILEIROS, EM SEU LIVRO “HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO”, 2001, ADVERTIU PARA A EXISTÊNCIA DO HIPERTEXTO MUITO ANTES DA ERA DOS COMPUTADORES, AS ANOTAÇÕES E OS ESTUDOS A PARTE DO TEXTO SEMPRE ESTIVERAM LÁ, MESMO COM SUPORTES LIMITANTES, E SE AGORA É VIÁVEL E EXISTEM MEIOS DE TORNAR ESSA PRÁTICA UM MÉTODO DE ESTUDOS BASTA INICIAR O PROCESSO E TRANSFORMAR O MÉTODO DE ENSINO COM O AUXÍLIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. ATUALMENTE OS ESTUDOS E AS PRODUÇÕES TEXTUAIS PODEM SER REALIZADAS COLETIVAMENTE E INSERIDOS NUM DETERMINADO ESPAÇO, COMO POR EXEMPLO, NUM SITE, NUM BLOG, NUM E-BOOK, TODOS ESSES ESPAÇOS VIRTUAIS SÃO O QUE FACILITA SUA DISPERSÃO E ACESSO RÁPIDO. HOJE O QUE OS AUTORES E PESQUISADORES ANTERIORES FAZIAM EM SUAS ANOTAÇÕES, NOTAS DE RODAPÉ E ÍNDICES REMISSIVOS CHAMAMOS DE “LINKAR” QUE SIGNIFICA ASSOCIAR IDEIAS E FORMAS, NOS REMETER DE UMA COISA PARA OUTRA QUE SE COMPLEMENTA, SE EXPLICA OU SE DIFERENCIA. AS PESQUISAS E APROFUNDAMENTOS DIALÓGICOS SOBRE O OBJETO DE ESTUDOS SERÃO “LINKADOS’ NO TEXTO LITERÁRIO NO FORMATO DIGITAL A FIM DE CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA ENQUANTO BASE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS TEMAS DESTACADOS PARA ESTUDOS E ANÁLISES. ESTA PRÁTICA FOI REALIZADA DURANTE A VIGÊNCIA DO PIBID/LETRAS 2013-2015 NA E.E DOM ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS NA CIDADE DE ASSIS/SP COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS, O QUE SE PRETENDEU FOI UMA LEITURA DIALÓGICA BASEANDO-SE NA OBRA ESTÉTICA DA CRIAÇÃO VERBAL DE MIKHAIL MIKHAILOVICH BAKHTIN APLICADO À OBRA LITERÁRIA DE ALDOUS HUXLEY E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, PRÁTICA QUE SE ALINHA COM AS ORIENTAÇÃO CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E TEXTOS TEÓRICOS COMO BAKHTIN, JÁ CITADO ACIMA, ANTÔNIO CÂNDIDO COM LITERATURA E SOCIEDADE, BNCC, PARÂMETROS CURRICULARES, O HIPERTEXTO COMO UM NOVO ESPAÇO DE ESCRITA EM SALA DE AULA DO PROFESSOR MARCURSHI, ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DE ALDOUS HUXLEY E TEORIA CRÍTICA DE MAX HORKHEIMER.